O cineasta e produtor audiovisual Sul-mato-grossense Marcus Teles, terá o curta-metragem Refúgio exibido pela primeira vez no dia 29 de novembro, em São Paulo, durante a I Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas.
Na produção, Teles assumiu diversas funções, incluindo as de produtor, assistente de direção e diretor do elenco infantil. A direção geral ficou a cargo do cineasta palestino-brasileiro Khaled Aldeek. Filmado em 2019, em São Paulo, Refúgio levou cinco anos para ser finalizado.
O filme narra a trajetória da cantora palestina Oula Alsagheer e de seu filho, Adam Mhanna, enquanto enfrentam os desafios de adaptação à vida no Brasil. A obra explora temas como pertencimento, identidade e a resiliência necessária para enfrentar novas realidades.
Após o início da pandemia, Marcus retornou a Mato Grosso do Sul, onde passou a desenvolver novos projetos diretamente do estado. Um dos destaques é o curta-metragem Sueli, cuja pré-produção e pós-produção foram realizadas em Mato Grosso do Sul, com as filmagens feitas em São Paulo. A estreia está prevista para o próximo ano.
Atualmente, ele está desenvolvendo iniciativas no estado que contam quase exclusivamente com profissionais sul-mato-grossenses. Entre suas colaborações mais recentes está a atriz e escritora Greycielli Nonato Guato, com quem vem desenvolvendo projetos nos últimos meses.
Com formação em Cinema e Relações Internacionais, o diretor destaca o papel transformador da arte como um elo entre culturas e uma plataforma para histórias que transcendem fronteiras. Ele atribui essa visão, em parte, à localização de Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com dois países e naturalmente assimila uma diversidade de influências culturais.
Fonte: Da assessoria