Os cães do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) que trabalharam no resgate de vítimas em Petrópolis, retornaram ao Estado por volta das 12h30 deste sábado (05), com seus respectivos condutores.
Os cães foram enviados para Petrópolis no dia 22 de fevereiro, para trabalharem no resgate de vítimas das enchentes e deslizamentos que ocorreram na cidade.
Segundo nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros, participaram da missão 6 bombeiros militares e duas cadelas. De Coxim, foram deslocados para a missão os Sargentos Luciclei e Monteiro, além da cadela Cindy, todos lotados no 5º SGBM/Ind.
“Foram dez dias de trabalho na cidade que foi abalada por fortes chuvas, com deslizamento e enchente, ocasionando a morte de várias pessoas. Os cães ajudaram a localizar mais de cinco corpos da tragédia”, disse o Corpo de Bombeiros.
As cadelas Cindy de Coxim e Mali de Campo Grande, com seus respectivos condutores, chegaram pelo aeroporto Santa Maria.
A tragédia – O município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi atingido por um forte temporal no dia 15 de fevereiro de 2022.
O acontecimento causou inundações, deslizamentos e deixou, até o momento atual, um registro de 178 mortos, 126 desaparecidos e 967 desalojados ou desabrigados.
Desde então, a prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública e, diante da situação emergencial, além das medidas adotadas pelo Executivo, campanhas foram criadas para arrecadar doações para as vítimas.
Os locais mais atingidos foram o Centro, Quitandinha, Caxambu, Alto da Serra, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.
A Defesa Civil atua para consolidar o número de vítimas e regiões atendidas, pois há grande dificuldade de acesso em parte da cidade.
(*) Informações do Correio do Estado