Após um longo período de estiagem, Mato Grosso do Sul, que já registrou chuvas em algumas regiões, está sob alerta de tempestade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta com grau de severidade de perigo potencial para temporais.
O alerta é válido para esta quinta e sexta-feira (27) em 56 municípios do Estado, incluindo Campo Grande.
Conforme o aviso meteorológico, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
Segundo os meteorologistas, a região sudoeste e parte do sul da região pantaneira, que sofrem com queimadas, também receberão a aguardada chuva.
Devido à água que irá cair nas regiões, a umidade relativa do ar começa a aumentar e melhorar as condições climáticas. Durante a tarde, a umidade deverá ficar entre 40 a 60%.
Já para as demais regiões do estado, a meteorologia indica que a umidade ainda vai permanecer baixa, na casa dos 20%.
As condições climáticas proporcionam uma leve queda nas temperaturas.
A primeira região que terá chuva no estado, sudoeste, será a mais influenciada, com mínimas de 14°C e máximas de 20°C.
Campo Grande também tem ligeira queda de temperaturas. No aniversário da capital, a máxima não vai passar dos 28°C.
Corumbá, região que vem sendo atingida com grandes incêndios, terá mínima de 18°C e máxima de 26°C.
Pantanal
Com a falta de chuvas, o risco de incêndio é maior durante esse período. O fogo que vem queimando o Pantanal de forma mais intensa há pelo menos.
O município de Corumbá, um dos mais castigados pelos incêndios florestais no Brasil, está coberto por fumaça e fuligem, originadas principalmente de uma queimada na região do Paraguai Mirim. A expectativa é que as pancadas de chuva possam ajudar a reduzir as áreas com reincidência de queimadas, situação melhore com as chuvas previstas para a região.
Com o impacto do fogo no Meio Ambiente, o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou na segunda-feira (23) que repassará R$ 8,6 milhões para Mato Grosso do Sul empenhar no combate às queimadas.
O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) suspendeu todas as autorizações de queimada controlada no Estado desde 30 de junho até 30 de outubro, conforme a Portaria nº 925, de 29 de junho.
Inverno
A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.
O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.
Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.