Alguns consumidores receberam a conta de água com valor errado após a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) sofrer um ataque hacker no dia 26 de dezembro.
De acordo com a empresa, todos os sistemas e banco de dados foram comprometidos, inclusive, as atividades foram parcialmente paralisadas na época.
As bases já foram restabelecidas, contudo, algumas poucas contas tiveram problemas no faturamento, emitidas com valores maiores, mesmo com todas as providências tomadas.
A Sanesul relatou que vai emitir e entregar novas faturas para este público, e que já corrigiu os valores distorcidos. Desta forma, quem sofreu com a cobrança em excesso não precisa procurar uma agência.
Consumidores podem enviar dúvidas e reclamações através do call center 0800 067 6010, ou então pelo aplicativo da Sanesul, ou ainda em uma agência física.
Ataque hacker
De acordo com o boletim de ocorrência registrado em dezembro de 2021, os invasores tiveram acesso a registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.
A empresa, que atende 68 municípios do Estado, ficou com o site fora do ar e com atendimento ao público suspenso por cinco dias.
Os sistemas de distribuição de água, no entanto, não foram afetados.