PUBLICIDADE

Coxim Agora

Acordo de cooperação entre PF e Senad já levou 300 bandidos para a prisão

Por Redação

Em 13 de abril de 2023

Embaixador brasileiro José Antonio Marcondes de Carvalho fala em evento na Senad (Foto: Divulgação)

Em nove anos, a cooperação entre a Polícia Federal brasileira e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai levou pelo menos 300 bandidos para a cadeia. Outros 23 criminosos brasileiros que se escondiam no país vizinho foram capturados.

Nesta quinta-feira (13), autoridades paraguaias e brasileiras se reuniam na capital Asunción para comemorar o 9º aniversário da parceria contra o crime organizado.

As ações conjuntas ocorrem principalmente na faixa de fronteira com Mato Grosso do Sul, onde estão baseadas facções criminosas brasileiras que controlam a produção de maconha e o tráfico de cocaína e de armas.

O ato de hoje, na base operacional da Senad, reuniu a chefe da agência paraguaia, ministra Zully Rolón, o embaixador brasileiro José Antonio Marcondes de Carvalho, o coordenador geral de repressão às drogas e facções criminosas da Polícia Federal, Julio Danilo Souza, e o chefe da Cooperação Jurídica Internacional corporação, delegado João Vianey Xavier Filho.

José Antonio disse que os resultados até agora são muito positivos, mas existe muito a ser feito ainda na luta contra o crime organizado. Assegurou que a política do governo brasileiro é fortalecer a cooperação com o Paraguai, para ampliar as ações e os resultados.

Conforme a ministra Zully Rolón, até agora, Senad e PF já fizeram 36 edições da Operação Nova Aliança, apreenderam 7.000 quilos de cocaína e prenderam 300 pessoas em 200 operações conjuntas, além dos 23 criminosos brasileiros, expulsos do Paraguai e entregues às autoridades brasileiras. Ela também defendeu necessidade de ampliar as ações, para desmontar a estrutura criminosa instalada na fronteira.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.