PUBLICIDADE

Coxim Agora

Quinto oceano da Terra: pesquisadores confirmaram que há mais um

Por Redação

Em 12 de julho de 2023

Os  mapas-múndi podem ser atualizados em breve. Isso porque pesquisadores reconheceram oficialmente o quinto oceano da Terra. O Oceano Antártico é o mais novo membro da família, juntando-se aos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. O reconhecimento foi anunciado há um ano mas, até agora, poucos sabem que dessa novidade que pode mudar tudo o que estudamos na escola.

Reconhecimento do Oceano Antártico

O reconhecimento aconteceu em Junho de 2021 e veio por parte da National Geographic Society, organização científica e educacional sem fins lucrativos, cujos padrões de mapeamento servem como referência para cartógrafos há mais de cem anos. Desde 1915 a instituição produz mapas, mas até agora ela considerava que havia quatro oceanos no nosso planeta. Os pesquisadores acreditam que o reconhecimento do Oceano Antártico pode ajudar a chamar a atenção para os problemas ambientais que afetam a região.

“O Oceano Antártico há muito tempo é reconhecido por cientistas, mas como nunca houve um consenso internacional, nunca o havíamos reconhecido oficialmente”, disse o geógrafo oficial da sociedade, Alex Tait. “Achamos que é realmente importante do ponto de vista educacional, bem como do ponto de vista da classificação de mapas, chamar a atenção para o Oceano Antártico como um quinto oceano”, completou.

A oficialização do Oceano Antártico é discutida há décadas. Em 1936, a Organização Hidrográfica Internacional havia reconhecido que se tratava de um corpo de água distinto, mas voltou atrás em 1953. Apesar disso, dois órgãos dos Estados Unidos já consideravam a existência do Oceano Antártico: o Comitê de Nomes Geográficos e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Fonte: HistoryChannel

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.