A conservadora Liz Truss, 47 anos, foi à residência real de Balmoral para ser confirmada pela rainha Elizabeth II como premiê britânica nesta terça-feira (6).
A tradicional cerimônia ocorreu poucas horas depois de seu antecessor, Boris Johnson, apresentar a renúncia à monarca.
Truss é a 15ª chefe do Executivo a ser aprovada por Elizabeth II e a 56ª da história do país. Ela é ainda a terceira mulher a assumir a função, depois de Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019).
Os próximos passos da nova premiê nesta terça-feira serão a ida à residência oficial de Downing Street, onde fará um breve discurso, e a nomeação dos ministros que vão compor o seu governo.
A ex-secretária de Relações Exteriores foi eleita pelos deputados do Partido Conservador na segunda-feira (5), com 82,6% dos votos dos “tories”. Ela derrotou Rishi Sunak, que era apontado como favorito em julho, no início do processo de sucessão de Johnson, que renunciou após uma série de escândalos.
A nova líder conservadora ocupou diversos cargos de alto nível nos últimos governos britânicos e prometeu fazer um “ousado plano” de corte de impostos para impulsionar a economia, que está estagnada como principal bandeira de sua atuação. (ANSA).