COP

Extrema-direita vence eleição e Kast é o novo presidente do Chile

Por Redação

Em 15 de dezembro de 2025

0 Compart.
Foto: Getty Images

A extrema-direita venceu a eleição presidencial no Chile. José Antonio Kast conquistou o segundo turno deste domingo com ampla vantagem sobre a candidata de esquerda, Jeannette Jara, que reconheceu a derrota após a divulgação dos primeiros resultados oficiais.

Com 76% das urnas apuradas, Kast aparece com 58,30% dos votos, enquanto Jara soma 41,70%. A candidata afirmou nas redes sociais que “a democracia falou alto e claro” e contou ter telefonado ao adversário para desejar êxito “para o bem do Chile”.

A vitória de Kast marca a primeira vez, desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet há 35 anos, que um candidato de extrema-direita chega ao comando do país. Quase 16 milhões de chilenos foram convocados para votar, em uma jornada marcada por longas filas, já que o voto é obrigatório.

Kast, advogado de 59 anos, concorria pela terceira vez ao cargo. Ao longo da campanha, apostou num discurso forte de combate ao crime e defesa da deportação de aproximadamente 340 mil imigrantes indocumentados, em sua maioria venezuelanos.

Jeannette Jara, de 51 anos, ex-ministra do Trabalho do governo de Gabriel Boric, defendia o aumento do salário mínimo e maior proteção às aposentadorias. Na primeira volta, ambos receberam cerca de um quarto dos votos, com pequena vantagem para a esquerda. Ainda assim, a soma total dos candidatos de direita ultrapassou 70%, indicando o cenário favorável que se confirmou neste domingo.

NM/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...