COP

EUA planejam interceptar petroleiro russo ligado à Venezuela, dizem fontes

Por Redação

Em 6 de janeiro de 2026

0 Compart.
Navio petroleiro Bella 1 • Reuters

Os EUA estão fazendo planos para tentar interceptar um petroleiro em fuga que a Rússia reivindicou como propriedade, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com o assunto, preparando uma possível confrontação entre Washington e o Kremlin sobre o destino do navio.

Originalmente chamado Bella 1, o petroleiro foi sancionado pelos EUA em 2024 por operar dentro de uma “frota sombra” de petroleiros que transportam petróleo ilícito. Inicialmente, ele estava a caminho da Venezuela antes de mudar de direção para evitar a apreensão pela Guarda Costeira dos EUA no mês passado.

O petroleiro estava no Atlântico Norte há dois dias, seguindo para o nordeste, perto da costa do Reino Unido, de acordo com dados de embarcações de fontes abertas da Kpler, uma empresa de inteligência comercial.

Em algum momento, enquanto estava sendo perseguido, a tripulação do petroleiro pintou uma bandeira russa no casco e afirmou que estava navegando sob proteção russa. Pouco depois, o navio apareceu no registro oficial de embarcações da Rússia com um novo nome — a Marinera.

A Rússia fez um pedido diplomático formal no mês passado exigindo que os EUA parassem de perseguir o navio. Ao reivindicar status russo, as questões legais sobre a apreensão do petroleiro podem se tornar mais complicadas.

A Casa Branca se recusou a comentar. A CBS News foi a primeira a relatar que os EUA estão planejando apreender o petroleiro.

Os EUA também estão planejando tentar interceptar outros petroleiros sancionados que tentaram evitar a captura nos últimos dias, disseram duas das fontes.

O presidente Donald Trump anunciou no mês passado um “bloqueio completo” sobre petroleiros sancionados que tentam entrar ou sair da Venezuela, como uma forma de pressionar o regime do então presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Os EUA capturaram Maduro em um complexo em Caracas na manhã de sábado (3), e o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que os EUA continuarão a aplicar o bloqueio como “alavanca” sobre o governo interino venezuelano.

Os planos para interceptar o Bella 1 surgem enquanto aeronaves de vigilância P-8 dos EUA, operando a partir da RAF Mildenhall em Suffolk, na Inglaterra, parecem ter monitorado o petroleiro nos últimos dias, de acordo com dados de voo de fontes abertas.

Também houve um reposicionamento mais amplo de ativos militares dos EUA para o Reino Unido, segundo duas das fontes e dados de rastreamento de voo de fontes abertas.

Nas últimas 48 horas, pelo menos 12 aviões C-17 dos EUA aterrissaram nas bases aéreas de Fairford e Lakenheath, muitos deles provenientes de campos de aviação nos EUA. Pelo menos dois V-22 Ospreys também estiveram ativos no Reino Unido nos últimos três dias, com dados de voo indicando que estavam realizando missões de treinamento no leste do Reino Unido, a partir da base aérea de Fairford. E dois aviões de ataque AC-130 foram vistos chegando à base de Mildenhall no Reino Unido no domingo.

Os dados de voo também mostram dois petroleiros KC-135 de reabastecimento aéreo voando sobre o Atlântico Norte, provavelmente para reabastecer os ativos dos EUA que operam na região.

Os EUA usaram Forças de Operações Especiais e recursos para ajudar a Guarda Costeira dos EUA a interceptar um petroleiro sancionado na costa da Venezuela em 11 de dezembro, e provavelmente precisariam fazer o mesmo novamente para interceptar um navio no norte do Atlântico, disseram as fontes — uma operação que seria mais complicada devido ao mau tempo na área e ao fato de a Rússia ter reivindicado a propriedade do navio.

A apreensão do Bella 1 provavelmente também exigiria uma Equipe de Resposta Especial Marítima com experiência em embarque de embarcações que não se submetem, para tomar o controle do navio, informou a CNN.

CNN

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...