Especialista na captura de cobras, o australiano Josh Castle quase foi picado por uma píton de cerca de 10 quilos e mais de 2 metros ao ser acionado para retirar um animal do quintal de uma residência em Queensland, na Austrália, no final de semana. Um vídeo publicado por ele na segunda-feira (25) mostra o momento em que a enorme cobra deu um bote em seu rosto (assista acima).
Apesar de a píton não ser venenosa, sua picada é perigosa porque pode causar infecções, além de provocar muita dor.
O ataque aconteceu quando o animal já passeava tranquilamente em suas mãos por alguns minutos, enquanto ele conversava com a dona da casa, que assistia à captura do lado de dentro, protegida por uma porta de vidro fechada.
Apesar de tanto Castle quanto a cobra parecerem calmos, o animal começou a subir na cabeça do australiano, e de repente passou a se enrolar em seu pescoço. Foi justamente quando ele tentou desenrolar a cauda para não ser sufocado que aconteceu o bote.
Apesar de ela não chegar a cravar a presa em seu rosto, ele sentiu o impacto da batida, conforme respondeu a uma das pessoas que comentou o vídeo em uma de suas redes sociais.
Por saber que não se tratava de uma espécie venenosa, ele disse que apenas limparia a ferida, caso tivesse sido picado, mas alertou que qualquer pessoa sem o seu conhecimento deveria procurar imediatamente atendimento médico, para identificar o risco de envenenamento.
Castle disse ainda se tratar de uma cobra “velha”, e ficou impressionado com seu tamanho, apesar de estar acostumado a capturar e liberar animais do tipo em praticamente todo o país. Segundo ele, a cobra foi levada a um local distante da área residencial onde foi encontrada e libertada.