
Um ataque cibernético a um provedor de sistemas de check-in e embarque interrompeu as operações em vários grandes aeroportos europeus, incluindo o de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do continente, causando atrasos e cancelamentos de voos neste sábado (20).
A Collins Aerospace, que fornece sistemas para diversas companhias aéreas em aeroportos ao redor do mundo, está enfrentando um problema técnico que pode causar atrasos para os passageiros que partem, informou o Aeroporto de Heathrow, após alertar sobre atrasos.
O Aeroporto de Bruxelas e o Aeroporto de Berlim também foram afetados pelo ataque, disseram eles em declarações separadas.
A RTX, empresa controladora da Collins Aerospace, disse que tomou conhecimento de uma “interrupção relacionada à segurança cibernética” em seu software em aeroportos selecionados, sem nomeá-los.
Sistema de check-in online foi afetado
“O impacto se limita ao check-in eletrônico do passageiro e ao despacho de bagagem e pode ser mitigado com operações de check-in manual”, disse a RTX em um comunicado por e-mail, acrescentando que estava trabalhando para corrigir o problema o mais rápido possível.
O ataque deixou os sistemas automatizados inoperantes, permitindo apenas procedimentos manuais de check-in e embarque, informou o Aeroporto de Bruxelas em seu site, acrescentando que o incidente ocorreu na noite de sexta-feira.
“Isso tem um grande impacto na programação dos voos e, infelizmente, causará atrasos e cancelamentos”, disse.
O aeroporto informou que 10 voos foram cancelados até agora, com um atraso médio de uma hora para todos os voos de partida.
Passageiros são deixados no escuro
Passageiros com voo programado para este sábado foram orientados pelos aeroportos afetados a confirmar sua viagem com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.
Tereza Pultarova, jornalista, falou à BBC News de dentro do aeroporto de Heathrow, de onde ela deveria voar para Amsterdã às 6h30 para uma conexão com a Cidade do Cabo.
“Infelizmente, a companhia aérea com a qual trabalho não tem um balcão de atendimento aqui, então ficamos no escuro”, disse ela. “Tem sido um caos enorme e bastante frustrante para a maioria das pessoas aqui”, disse ela.
O Aeroporto de Berlim informou em seu site que houve tempos de espera mais longos no check-in e que estava trabalhando em uma solução rápida.
O Aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, não foi afetado, disse um porta-voz.
No Aeroporto de Berlim, Kim Reisen estava enfrentando atrasos e falta de clareza, dizendo à Reuters que eles só tinham sido informados de que havia “uma falha técnica”.
Outro viajante, Siegfried Schwarz, também de Berlim, disse: “Eu acho inexplicável que, com a tecnologia de hoje, não haja como se defender de algo assim.”
A EasyJet, uma das maiores companhias aéreas da Europa, disse que estava operando normalmente e não esperava que o problema afetasse seus voos pelo resto do dia.
A Ryanair e a proprietária da British Airways, IAG, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
A companhia americana Delta Air Lines disse que esperava um impacto mínimo nos voos partindo dos três aeroportos afetados, acrescentando que implementou uma solução alternativa para minimizar as interrupções.
Não houve indícios de ameaças aos aeroportos poloneses, disse o vice-primeiro-ministro e ministro de assuntos digitais, Krzysztof Gawkowski.
A ministra dos transportes britânica, Heidi Alexander, disse que estava recebendo atualizações regulares sobre a situação.
CNN/ML








