
Seja bem vindo, fevereiro! O segundo mês de 2023 chega para adicionar emoções ao caldo já bastante sentimental desta semana. Nesta quarta-feira, dia 1º, a Lua Crescente ingressa no signo de Câncer, onde a rainha da noite encontra a sua morada astrológica. Assim, no final da tarde, o nosso satélite natural deixa os áridos domínios do elemento Ar para ingressar no signo no qual o elemento Água manifesta o seu potencial de ação.
Por isso, vale lembrar como somos, antes de qualquer coisa, movidos pela emoção e pelos instintos. Até porque, nessa passagem por Câncer, a Lua logo se aproximará de uma harmonia com Vênus, em Peixes. Como o planeta regente dos relacionamentos está de cara virada para Marte, o patrono do desejo sexual e da ação, podemos dizer que essa combinação de aspectos traz um bom conselho: respeite os seus sentimentos!
Pode parecer óbvia essa afirmação, mas muita gente acaba negligenciando os próprios afetos e necessidades emocionais em função de pressões sociais. Isso acontece, de maneira geral, com todo mundo, mas entre as mulheres essas questões ficam ainda mais pronunciadas. E é por isso que vale aproveitar o céu da quarta-feira – dia tradicionalmente dedicado ao mental planeta Mercúrio – para racionalizar desejos e anseios pessoais.
Ainda que o movimento feminista venha se fazendo presente desde a Revolução Industrial e as mulheres estajam angariando cada vez mais espaços, as cobranças em relação ao sexo feminino persistem. Ainda é preciso, aos olhos de muita gente, casar e ter filhos. Além de condicionar a vida dos indivíduos do sexo feminino uma eterna prestação de contas – sem dúvida, são elas as mais atingidas por tudo isso -, os homens também acabam deixando de viver a plenitude dos relacionamentos, já que sentem a necessidade de driblar as cobranças de suas parceiras.
Sabe aquela coisa de gente que, ao casar, levanta uma plaquinha escrito “game over” (algo como “fim de jogo”, em inglês)? Então, o dia é para repensar esses padrões. E é para racionalizar desejos e sentimentos. Porque ninguém precisa casar para terminar jogo nenhum em função do parceiro. Ao contrário: é para pensar nos relacionamentos como uma escolha mútua, igualitária e aberta ao novo!
Observe: a Lua Crescente estará alta, ao Leste depois do pôr do Sol, com quase 90% de iluminação. Deslocando-se em direção ao Oeste, a rainha da noite chegará ao ponto mais alto do céu por volta das 21h30, ficando visível até pouco depois das 2h30 da manhã da quinta-feira, dia 2. Nas dependências da Constelação de Auriga, mas bem próxima aos limites da Constelação de Gêmeos, o nosso satélite natural estará alinhado a Menkalinan, a estrela Beta desse primeiro conjunto estelar, que retrata o mítico cocheiro.