Arqueólogos encontraram os restos de uma sandália romana de dois mil anos nas proximidades de um antigo forte militar em Oberstimm, na Alemanha. A descoberta ocorreu durante escavações em um assentamento civil nos arredores das ruínas da fortaleza. Segundo o Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera (BLfD), o local foi ocupado entre os anos 60 e 130 d.C.
Achado raro
A sandália, ou caliga, foi identificada por meio de imagens de raios X, que revelaram ser um calçado usado por um soldado romano, com pregos de ferro na sola para tração. Este tipo de acessório era essencial para os soldados que percorriam terrenos acidentados, similar às chuteiras modernas.
“As chamadas caligae eram principalmente usadas por soldados romanos durante o Império Romano. A descoberta ilustra que as práticas, estilos de vida e até mesmo o vestuário que os romanos trouxeram para a Baviera foram adotados pelos habitantes locais”, disse Amira Adaileh, consultora do BLfD.
A caliga foi retirada do fundo de um poço, e sua preservação deve-se provavelmente às condições únicas encontradas ali. Segundo os pesquisadores, achados como esse são extremamente raros. “Descobertas surpreendentes, como a sola de sapato de Oberstimm, demonstram repetidamente que informações valiosas ainda são coletadas mesmo após a conclusão das escavações arqueológicas”, afirmou Mathias Pfeil, conservador geral do BLfD.
Fonte: History