Ceres Pet Shop
Posto Taquari

PUBLICIDADE

COP

Descoberto na China o ‘primeiro’ vaso sanitário com descarga de 2.400 anos

Por Redação

Em 23 de fevereiro de 2023

A metade superior não foi encontrada na escavação, por isso não está claro se o usuário se sentaria ou se agacharia ao usar o banheiro. (Crédito: Instituto de Arqueologia)

Um vaso sanitário com descarga de 2.400 anos foi descoberto na província chinesa de Shaanxi, informou o China Daily. Segundo especialistas, o banheiro manual foi encontrado nas ruínas de um palácio localizado em Yueyang, que pode ter sido usado desde o período dos Reinos Combatentes (424 aC) e na dinastia Qin (221 a 206 aC).

“É o primeiro e único vaso sanitário com descarga já descoberto na China”, de acordo com Liu Rui, pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

“Todo mundo no local ficou surpreso e então todos nós caímos na gargalhada.”

Segundo Rui, o sanitário manual era considerada um artigo de “luxo”, pelo menos para o governante e não para o criado — que tinha de descarregar com água os dejetos do patrão.

O banheiro foi projetado para que a “tigela” ficasse dentro, enquanto um cano levaria os dejetos para uma fossa externa.

O banheiro pode ter sido usado por Qin Xiaogong, que viveu de 381 a 338 aC, ou mesmo por seu pai, Qin Xian’gong (424 a 362 aC), segundo os pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, a metade superior não foi encontrada na escavação, por isso não está claro se o usuário se sentaria ou se agacharia ao usar o banheiro.

Rui especulou que os usuários tinham que se agachar com base nos registros de banheiros da Dinastia Han Ocidental (206 aC a 24 dC).

“O vaso com descarga é a prova concreta da importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento,” disse Rui.

Antes da descoberta do banheiro Yueyang, acreditava-se que o primeiro banheiro com descarga foi descoberto por Sir John Harrington no século XVI. A escavação chinesa de Yueyang está em andamento desde 2012.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.