Tor4Beer
Posto Taquari

PUBLICIDADE

COP

Arqueólogos encontram escada secreta e túmulos de 400 anos em igreja na França

Por Redação

Em 7 de janeiro de 2025

Túmulo de 400 anos e sarcófagos do século 6 estavam na igreja de São Filiberto, em Dijon — Foto: Christophe Fouquin/Inrap

Dijon é uma cidade da Borgonha, região que estava localizada em rotas comerciais importantes, como comércio de sal – um elemento essencial para conservar alimentos. E a proteção contra umidade e a segurança da igreja a tornava um local ideal para armazenar esse bem.

Visão geral da igreja localizada em Dijon, na França — Foto: Christophe Fouquin/Inrap
Visão geral da igreja localizada em Dijon, na França — Foto: Christophe Fouquin/Inrap

Com a laje instalada 50 anos atrás, o sal impregnado no solo do edifício subiu até os pilares por ação capilar sob o efeito do calor. Quando aquecido, o sal provocou rachaduras na fundação da igreja que precisou ser restaurada mesmo após a remoção da laje.

Acontece que a restauração logo se tornou uma escavação arqueológica da fundação, revelando um cofre escondido que continha os caixões de crianças e adultos. Os sepultamentos em caixões de madeira continham falecidos vestidos ou envoltos em mortalha e poucos objetos, como moedas e dois rosários.

Escavação de sepultura encontrada na igreja — Foto: Christophe Fouquin/Inrap

Escavação de sepultura encontrada na igreja — Foto: Christophe Fouquin/Inrap

Construída na segunda metade do século 12, a igreja possui um pórtico, uma torre de sino e capelas laterais, todos construídos séculos depois de sua inauguração.

Em 1923, foram descobertos ali vestígios de uma igreja anterior, e no local também já foram encontrados sarcófagos do período merovíngio (481-751) e da Antiguidade, localizados no piso da igreja, que datam da transição entre a Antiguidade e a Idade Média.

Fonte: Galileu

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.