
Uma arma de fogo usada durante a expedição liderada por Francisco Vázquez de Coronado entre 1539 e 1542 ao atual sudoeste americano foi descoberta. Pesquisadores acreditam que a arma seja a mais antiga já encontrada nos Estados Unidos. O achado foi descrito no último dia 21 de novembro na revista International Journal of Historical Archaeology.
Na época, Vázquez saiu da Espanha com centenas de soldados em busca da região das Sete Cidades de Ouro, ao norte do México. Foi no local do assentamento de curta duração de San Geronimo III que a arma foi encontrada.
A descoberta se deu em meio às ruínas de um edifício espanhol de pedra e barro durante escavações no Rio Santa Cruz, no sul do estado de Arizona. O artefato consiste em um canhão de bronze de 1,06 metros de comprimento que pesa 18 quilos.
Segundo os pesquisadores, seu design indica que tenha sido fundido no México ou no Caribe, e que foi projetado para ser montado em um tripé de madeira e usado para proteger fortificações. Armas como essa poderiam lançar bolas de chumbo a mais de 700 metros de distância, segundo a Fox News americana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2024/x/C/zDzABBT4WcjU7Ln3sMIw/arma-2.png)
No entanto, o exemplar foi encontrado descarregado e sem evidências de já ter sido usado para disparos. Acredita-se que tenha sido deixado no local quando “a cidade foi atacada e rapidamente abandonada”, segundo os pesquisadores escrevem no estudo.
“Esse golpe final parece ter sido o evento precipitante que levou ao abandono do canhão de parede, onde permaneceu confortavelmente envolto em uma estrutura espanhola corroída de barro e paredes de rocha por 480 anos”, dizem os especialistas.
Pedaços de espadas e punhais quebrados foram também descobertos no local, bem como itens domésticos (anzóis, prendedores de roupa e pedaços de vasos de cobre). Os pesquisadores estão investigando para futuras publicações a história por trás desses objetos e da arma de cachão.
Fonte: Galileu