Morreu aos 96 anos, a primeira diretora da Rede Mato-Grossense de Comunicação (RMC), Antonieta Ries Coelho. A informação foi confirmada pelos familiares na manhã desta terça-feira (23) e o sepultamento acontecerá em Campo Grande.
Nascida em Coxim, Dona Antonieta, como era conhecida pela RMC, foi funcionária do Grupo Zahran na década de 1960 e teve um papel importante na concessão das primeiras emissoras de televisão.
Ao lado dos irmãos Zahran, ela ajudou a organizar a documentação para que eles conseguissem a concessão da primeira emissora de televisão do grupo junto ao Conselho Nacional de Telecomunicações – antigo Contel – atual Ministério das comunicações.
“Ele me telefonou e falou assim ‘Antonieta, você está aí no Rio de Janeiro agora. Queria que você acompanhasse a documentação de um canal de televisão que eu requeri para Campo Grande […] E ai, quando saiu a autorização eu falei, vou para Campo Grande levar essa autorização para funcionar a primeira estação de televisão, 14º ou 15º do Brasil, que é a TV Morena”, contou Dona Antonieta, em entrevista para a jornalista Maureen Mattiello no especial de 50 anos da RMC.
Como primeira diretora da nova emissora, Antonieta ajudou a colocar a TV Morena no ar, em 25 de dezembro de 1960. No ano seguinte, ela mudou para Cuiabá, onde, novamente, ajudou a colocar mais uma emissora no ar.
Para colocar a TV Centro América no ar, era preciso vender pelo menos 1.500 aparelhos de televisão. Então Dona Antonieta e uma amiga foram as ruas da capital de Mato Grosso.
“Nós saímos de repartição em repartição […] fiz um impresso, a pessoa assinava dizendo que futuramente receberia um televisor que ia pagar tantas prestações ou à vista”, contou ela.
Fonte: G1