Atleta de Mato Grosso do Sul, Isabela Dantas (17), conquista a primeira medalha de ouro no lançamento de dardo nos Jogos da Juventude 2022 que estão acontecendo em Aracajú (SE).
Além disso, Isabela chegou a sua melhor marca na categoria e lançou a 44,52 metros, quatro a mais que a segunda colocada.
“É o dia mais feliz da minha vida, trabalhei para isso, treinei, me esforcei muito”. Sentimento também de surpresa e muito alívio, porque acabei de sair de uma lesão, passei por uma fase meio ruim e dei a volta por cima”, complementa a dardista, que é beneficiária do Bolsa Atleta em Mato Grosso do Sul.
Com o resultado nos Jogos, a atleta pode ficar entre as quatro melhores do ranking sul-americano.
O técnico Waldir Nogueira de Jesus evidencia o sentimento de orgulho. “Esse ouro, com essa marca, é fruto de muito trabalho. A Isabela é uma atleta muito dedicada nos treinamentos, é muito humilde e sempre quer mais. A sensação que fica é de que o trabalho vem sendo bem feito e estamos no caminho certo”, conta.
Em 2019, em Blumenau (SC), na última edição da etapa nacional escolar organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Isabela também foi ouro no dardo, na faixa etária de 12 a 14 anos.
Agora na seleção brasileira de atletismo, o próximo desafio da sul-mato-grossense será no Campeonato Sul-Americano Sub-18, pois a dardista representará o Brasil.
A competição será de 9 a 11 de setembro no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo (SP).
MS nos Jogos da Juventude
Além do ouro no dardo, o Estado conquistou até agora mais três medalhas nos Jogos da Juventude 2022.
Na natação, foram duas pratas: Amanda Campos Abdallah nos 200 metros borboleta e outra com Bruna Ramos Scaff, nos 200 metros costas. Ana Laura Cordeiro garantiu o bronze no atletismo, na prova de 800 metros.
Ao todo, 134 estudantes-atletas, de 15 a 17 anos, representam Mato Grosso do Sul na competição.
A seleção estadual ainda conta com nove 16 técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas, totalizando 161 pessoas.
A primeira etapa, entre os dias 2 e 6 de setembro, é composta por atletas do atletismo, badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.
Os representantes do taekwondo entrarão em ação de 7 a 9 de setembro e os do futsal e voleibol, de 7 a 11 de setembro.
Já os atletas do ciclismo e wrestling vão em busca de medalhas entre os dias 11 e 13. O basquetebol e handebol terão disputas de 13 a 17.
A ginástica rítmica e o judô fecharão os Jogos da Juventude, de 15 a 17 de setembro.
A competição é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a delegação sul-mato-grossense é coordenada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).