Tor4Beer
Zito Gás

PUBLICIDADE

COP

Sisu 2022: com 4,1 mil vagas em MS, confira tudo o que precisa saber antes de se inscrever

Por Redação

Em 11 de fevereiro de 2022

Resultado do Sisu, educação. MEC

Com mais de 4,1 mil vagas para cursos em Mato Grosso do Sul, as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) serão abertas no dia 15 de fevereiro. O programa do MEC (Ministério da Educação) leva em conta a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, divulgadas na quarta-feira (9), para determinar se o candidato vai ou não obter aquela vaga.

Conforme explicado pelo G1, o Sisu é um sistema pelo qual o MEC seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão. Ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.

Confira abaixo o que é importante saber antes de se inscrever no Sisu.

1. Quem pode se inscrever no Sisu?

Pode se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre quem prestou o ENEM 2021 e tenha tirado nota superior a zero na redação. O candidato não pode ter participado da edição como “treineiro”, como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio.

2. Quais são as categorias das vagas?

As vagas ofertadas pelo Sisu são divididas entre:

  • aquelas exigidas pela Lei de Cotas, destinadas a alunos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e com deficiência;
  • vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição; e
  • vagas destinadas à ampla concorrência.

O candidato não pode se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

3. Posso concorrer a quantas vagas?

Cada candidato pode tentar uma vaga em até dois cursos. Ele pode, por exemplo, pleitear uma vaga em direito na Universidade Federal da Bahia e ainda concorrer a uma vaga de arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Para isso, no ato da inscrição, o estudante precisa definir o curso prioritário, aquele que é a sua primeira opção, e a opção de curso secundária. A sinalização de um segundo curso não é obrigatória.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.