Tor4Beer
Zito Gás

PUBLICIDADE

COP

Pesquisadores solucionam problema matemático que não era resolvido há 124 anos no interior de SP

Por Redação

Em 23 de outubro de 2024

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, em São Paulo, podem ter solucionado um problema matemático que não era resolvido há mais de 124 anos. A descoberta pode revolucionar a cibersegurança e a criptografia quântica.

A descoberta foi feita por Vinícius Barros da Silva, Edson Denis Leonel e João Peres Vieira, que criaram a Teoria Geométrica de Bifurcações (TGB) que soluciona o 16º problema de David Hilbert, um influente matemático alemão do século 20.

O avanço pode ser definitivo para mudar os rumos da biologia, engenharia, computação e várias outras áreas ligadas. A abordagem dos pesquisadores permite uma análise de comportamentos ciclos-limites em sistemas dinâmicos, usando métricas geométricas.

Os ciclos-limites são trajetórias fechadas e isoladas onde o movimento se repete após determinado tempo. Já os sistemas dinâmicos são sistemas que evoluem no tempo de acordo com regras e leis específicas e conhecidas.

A solução traz impactos para a área e envolve estudos de muitas vertentes do conhecimento. Com a descoberta, será possível solucionar problemas relacionados a reações químicas e aprofundar estudos sobre doenças respiratórias, como a covid-19. Na engenharia, esse conhecimento é usado para desenvolver sistemas de controle de temperatura e circuitos elétricos, segundo explicou Vinícius em entrevista à TV Globo.

A Teoria Geométrica de Bifurcações promete revolucionar áreas como a cibersegurança e a criptografia quântica, trazendo uma abordagem inovadora para a previsão de situações críticas, como o roubo de dados. Utilizando cálculos matemáticos, a teoria, por meio de ciclos-limites, fornece uma solução robusta para prever e controlar comportamentos inesperados em sistemas, algo fundamental para proteger setores como o financeiro e bancário.

Essa descoberta resolve um problema que estava em aberto há 124 anos, segundo Barros da Silva, e pode trazer novas possibilidades para a proteção de dados.

O pesquisador agora concorre ao prêmio internacional do “International Centre for Theoretical Physics (ICTP)” em Trieste, Itália, com o resultado esperado até o final deste ano. A relevância de seu trabalho, que parte de estudos laboratoriais e acadêmicos, ganhou destaque tanto no cenário nacional quanto internacional.

Fonte: Terra

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.