Não imagina a quantidade de bactérias que andam no ar do seu lar, começa por escrever o Ekonomista. Mas não desespere pois sabia que há comportamentos que pode adotar para tornar a sua casa menos tóxica? A verdade é que não é possível termos um espaço totalmente à prova de bactérias. Ainda assim, existem alguns passos que podemos dar no sentido de tornar a nossa casa menos tóxica. Tome nota.
Arejar a casa
Se há uma coisa simples e eficaz para tornar o ar interior mais saudável é mesmo a questão de ganhar o hábito de arejar diariamente a casa.
Assim, abra as janelas sempre que possível, mas sobretudo quando estiver utilizando produtos de limpeza, quando cozinhar ou estiver a tomar banho. Além disso, deve também evitar o uso abusivo de velas ou incenso em salas pequenas e sem circulação de ar, revela a plataforma.
Escolher as tintas certas
Para o Ekonomista, uma forma de tornar a sua casa menos tóxica é utilizar tinta etiquetada como ‘ecofriendly’ ou com componentes naturais, pois estes produtos têm baixos níveis de compostos orgânicos voláteis (VOC). Nesse sentido, tente verificar a composição das tintas e prefira as mais amigas do ambiente.
Utilizar produtos de limpeza ecológicos
Existem muitos produtos de limpeza ecológicos que não apenas não libertam químicos e são mais amigos do ambiente, como também são mais benéficos para a nossa saúde, sendo alguns, por exemplo, antialérgicos.
Assim, estará a contribuir para uma casa menos tóxica e, consequentemente, um ambiente melhor para a nossa saúde.
Reduzir o plástico
O Ekonomista deixa o alerta: O bisfenol A (chamado BPA) encontra-se em muitos produtos de plástico e pode ser ingerido ou absorvido através do contato com a pele, o que pode ser nocivo para a nossa saúde.
Por isso, prefira recipientes de vidro ou pelo menos aqueles que garantem que são livres deste componente e reduza o uso de plástico em casa.
Fazer a verdadeira caça ao pó
O pó de ambientes interiores é composto por produtos químicos diversos e acumula vários componentes nada saudáveis para os habitantes de uma casa. Os passos mais simples e eficazes para conseguir reduzir a exposição incluem:
- Lavar as mãos com água e sabão de forma recorrente, mantendo o pó doméstico ao mínimo;
- Limpar o pó com um pano úmido e utilizar um aspirador com filtro de ar de alta eficiência (Hepa).
Tirar os sapatos
Este hábito asiático pode ser algo a adotar em sua casa como forma de torná-la num espaço mais saudável, revela o Ekonomista. Isto porque, mesmo quando os sapatos estão aparentemente limpos, continuam a possuir uma elevada quantidade de bactérias e impurezas.