A água sanitária é um produto de limpeza super versátil. Usado dentro e à volta da casa e do jardim como produto de limpeza e desinfetante, o produto reduz a quantidade de germes em todos os tipos de superfícies e diminui o risco de infecção. Na verdade, existem inúmeras maneiras de usá-la, mas será que você ciente de todo o seu potencial? Confira:
Limpeza do carro –
Para uma limpeza detalhada do seu veículo, misture uma solução 50/50 de água e água sanitária e esfregue o interior do seu carro com uma escova de dentes mergulhada na solução para remover poeira e gordura e outros componentes plásticos.
Roupa de bebé –
As crianças pequenas sujam-se a toda a hora e a roupa dos bebês tem frequentemente manchas. Use água sanitária diluída para remover quaisquer manchas e deixar a roupa de bebê como nova.
Caixa térmica –
O início do verão significa que é hora de desempacotar a caixa térmica. Mas, após meses de armazenamento, provavelmente é aconselhável colocar uma solução de água com água sanitária na caixa, fechar a tampa e deixar durante a noite. Isso matará todos os germes e deixará a caixa sem odores.
Caixa de areia do gato –
Pode livrar-se do odor desagradável da areia de gato esfregando a caixa de areia já lavada e limpa com água sanitária diluída em água. Essa solução mata os micróbios responsáveis pelos odores.
Tábua de cortar –
Sabia que uma tábua de cortar pode conter bactérias 200 vezes mais perigosas do que a tampa do vaso sanitário? É por isso que lavar este utensílio de cozinha é um processo essencial. Esfregue diariamente com água morna e sabão e uma solução de água sanitária diluída em água.
Pragas aerotransportadas –
Prepare a sua própria solução desinfetante em aerossol ar misturando água, água sanitária e o seu óleo essencial favorito. Pulverize pela casa para manter os germes afastados e manter sua casa com um cheiro limpo e fresco.
Repelente de mosquito –
Os insetos odeiam água sanitária, incluindo mosquitos. Portanto, aqui vai uma dica: verta o produto num copo e coloque-o onde os mosquitos são um problema e veja-os a desaparecer rapidamente.
Brinquedos para animais –
Os animais de estimação adoram brincar e não há nada melhor do que roer brinquedos. Lembre-se de os limpar embebendo-os numa solução neutra de água e água sanitária e depois enxague com água fria.
Ferramentas de jardim –
As ferramentas de jardim acumulam muito pó. Sujeira essa que pode transferir todos os tipos de doenças e parasitas para as suas calças e ferramentas. Depois de as usar, deixe-as de molho durante a noite em água misturada com água sanitária para as desinfetar.
Cortes de plantas –
Os cortes das plantas são feitos para cultivar novas plantas. Um método para manter uma corte fresco livre de doenças e livrá-lo de quaisquer parasitas desagradáveis é primeiro mergulhá-lo brevemente em água sanitária diluída em muita água.
Piscina –
Deve sempre cobrir uma piscina não utilizada ou, melhor ainda, drenar a água. Às vezes, isso não é possível ou prático. Mas a água deixada durante longos períodos pode acumular uma película verde de algas. Adicione 3,5 litros de água sanitária para cada 38 litros de água e observe as algas dissolverem-se rapidamente.
Copos e canecas –
Usar uma solução diluída de água sanitária e água é uma excelente maneira de se livrar de manchas de chá e café em xícaras e canecas. Deixe durante a noite e enxágue abundantemente na manhã seguinte em água fria corrente.
Vasos de flores –
Você pode desinfetar vasos de flores de jardim e plantadores usando água sanitária. Primeiro, lave e enxágue bem os recipientes com água fria. Em seguida, mergulhe-os em uma solução de cerca de meia xícara de água sanitária para 3,5 litros de água (aproximadamente um galão). Deixe por 10 minutos antes de enxaguar.
Gaiola de cão –
Cuidar do seu cãozinho de estimação requer um esforço considerável e isso inclui lavar a sua gaiola de vez em quando. Use água morna misturada com água sanitária para a higienizar e desinfetar.
Flores cortadas –
Sabia que pode prolongar a vida de flores frescas simplesmente cortando as hastes na diagonal e colocando as flores em água fria misturada com apenas algumas gotas de água sanitária?
Argamassa –
A argamassa entre os ladrilhos é conhecida por acumular sujeira e fuligem e pode abrigar germes. Use água sanitária para desinfetar e clarear a argamassa aplicando diretamente e esfregando com uma escova para a limpar.
Mobília de pátio de plástico –
Frequentemente exposta às intempéries durante longos períodos, a mobília de plástico para jardim beneficia sempre de uma lavagem e escovagem. Use água morna com sabão misturada com meia xícara de água sanitária para obter os melhores resultados. Enxague com água fria e deixe secar.
Musgo e algas –
Tijolo, cimento e pedra fornecem uma superfície perfeita para o musgo úmido e as algas se agarrarem. Para se livrar dessa cobertura vegetal densa e feia, esfregue com uma solução de um copo cheio de água sanitária em 3,5 litros de água.
Porcelana –
Para porcelana branca de qualidade de salão de exposições, coloque várias toalhas de papel sobre a peça e sature-as com água sanitária não diluída. Deixe repousar durante 30 minutos. Em seguida, enxague e seque com um pano seco. Use apenas este método em ambientes bem ventilados.
Caixotes do lixo –
Os caixotes do lixo costumam cheirar mal, especialmente em climas quentes. Limpe-os de vez em quando lavando-os com água quente e sabão antes enxáguá-los e desinfectar lixívia diluída em água.
Ervas –
Livre-se das ervas daninhas usando água sanitária não diluída, direcionado para as rachaduras e fendas de difícil acesso em caminhos e passagens onde plantas indesejáveis tendem a esconder-se.
Maioria das superfícies –
Facilite a limpeza de superfícies criando o seu próprio spray desinfetante. Combine dois copos de água e uma colher de sopa de água sanitária para uma solução antissujeira que tornará mais rápida a limpeza e desinfecção de azulejos, madeira e bancadas e outras superfícies de plástico não porosas.
Bloco de talhante –
Dilua um pouco de água sanitária em dois litros de água morna. Mergulhe um pincel na solução e esfregue levemente a superfície, tendo cuidado para não saturar a madeira. Enxague com água fria, talvez misturada com sumo de limão. Seque com um pano limpo.
Loiça de vidro –
Para ter a louça a brilhar, junte uma colher de chá de água sanitária ao detergente da louça.
Linho branco –
Quer manter a roupa de cama limpa e super branca? Adicione um pouco de água sanitária ao seu detergente normal antes do ciclo de lavagem.
Brinquedos –
Os brinquedos tendem a acumular sujeiro com o tempo, especialmente blocos de plástico, formas de animais e outros objetos não porosos. Mantenha-os limpos, colocando-os numa mistura 50/50 de água e água sanitária e deixando-os de molho durante a noite.
Mofo e bolor –
Mofo e bolor podem ser perigosos para a saúde. O ambiente da casa de banho é especialmente suscetível a essa matéria orgânica desagradável, onde muitas vezes se acumula nos azulejos e nas cortinas de chuveiro. A solução? Uma mistura de partes iguais de água sanitária e água pulverizada sobre a área afetada. Espere 20 minutos e depois esfregue, limpe e enxague.
Árvore de Natal –
Aqui vai uma dica de fim de ano. Uma pitada de água sanitária diluída em água quente misturada com uma xícara de açúcar vertida dentro do vaso de suporte prolongará a vida útil da sua árvore de Natal. Chega de agulhas de pinheiro soltas no tapete!