
O congelador vai muito além de guardar comidas ultraprocessadas. Ele também pode ser um grande aliado de uma alimentação saudável. Segundo um cardiologista, alguns alimentos congelados são práticos, nutritivos e trazem benefícios importantes para o coração e para a saúde como um todo.
“Ao congelar, os alimentos preservam vitaminas e minerais e ainda oferecem muita praticidade para os dias corridos, quando frutas e verduras frescas nem sempre estão disponíveis”, explica o cardiologista Leonard Pianko ao site EatingWell. “Além disso, o congelamento ajuda a reduzir o desperdício e facilita a manutenção de uma dieta benéfica para o coração ao longo de todo o ano.”
O especialista destaca que esses alimentos não beneficiam apenas o sistema cardiovascular. O consumo regular também está associado a mais energia no dia a dia e à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e problemas renais.
Alimentos congelados que fazem bem ao coração
Leonard Pianko lista opções que podem ficar no congelador por semanas ou até meses sem perder valor nutricional.
Frutas vermelhas
“Frutas vermelhas congeladas são fáceis de encontrar, estão disponíveis o ano todo e são ricas em antioxidantes. Elas ajudam a reduzir inflamações, diminuem o risco de doenças cardíacas e colaboram para o controle da pressão arterial.”
Espinafre
“O espinafre e outros vegetais de folhas verdes contêm nitratos naturais, que ajudam a melhorar a saúde do coração. Eles contribuem para a redução da pressão arterial, relaxam os vasos sanguíneos e favorecem uma melhor circulação.”
Salmão
“O organismo não produz ácidos graxos essenciais, por isso é fundamental obtê-los por meio da alimentação. Quando congelado corretamente, o salmão mantém seus nutrientes, ajudando a reduzir os triglicerídeos, combater inflamações e proteger o coração, com benefícios semelhantes aos do peixe fresco.”
Edamame
“O edamame congelado é pouco valorizado, mas extremamente nutritivo. É rico em proteínas vegetais e fibras, que auxiliam no controle do colesterol. Pode ser consumido com um pouco de sal ou pimenta, ou acrescentado a saladas, bowls e pratos refogados.”
O erro no café da manhã que pode prejudicar o coração
Especialistas ouvidos pela revista Parade alertam para um hábito comum no café da manhã que pode ser prejudicial, especialmente para pessoas acima dos 60 anos. O consumo frequente de salsicha e bacon logo pela manhã pode sobrecarregar o coração.
“Esses alimentos têm alto teor de sódio e gordura saturada, o que pode elevar a pressão arterial e os níveis de colesterol”, explica o cardiologista Lars Sondergaard. Esse aumento da pressão acaba exigindo mais esforço do coração e dos vasos sanguíneos, elevando o risco de problemas cardiovasculares a curto e longo prazo.
NM








