COP

PMA deflagra a operação “Respire Melhor” para intensificar o combate às queimadas

Por Redação

Em 7 de agosto de 2025

0 Compart.
Foto: PMA/Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) deu início à operação Respire Melhor, que visa intensificar a fiscalização contra queimadas urbanas e rurais em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa ocorre devido às previsões de estiagem prolongada, baixa umidade relativa do ar e ao aumento no número de casos de doenças respiratórias registrados nos postos de saúde.

Segundo o Comando de Policiamento Ambiental, as ações serão realizadas com visitas presenciais nos locais de origem da fumaça ou do fogo, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Os proprietários de terrenos baldios são os principais responsáveis pela manutenção de suas áreas e poderão ser responsabilizados administrativamente por danos causados.

Inicialmente, a PMA trabalhará com campanhas educativas e advertências, mas diante da gravidade do período crítico, multas de até R$ 5.000,00 poderão ser aplicadas. Queimadas domésticas, como queima de folhas, lixo e resíduos orgânicos, são consideradas infração ambiental e podem configurar crime ambiental, dependendo da gravidade.

“Causar poluição que possa afetar a saúde humana pode ser enquadrado como crime”, alertou o Comando Ambiental.

A operação é uma resposta às inúmeras denúncias recebidas pela Polícia Militar Ambiental e ao aumento significativo de atendimentos por problemas respiratórios, agravados pela fumaça, principalmente em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas como asma, bronquite e pneumonia — além dos mais vulneráveis entre os infectados pela COVID-19.

Participação da comunidade será fundamental

A PMA também conclama a população dos municípios a colaborar com denúncias anônimas, com o envio de vídeos, fotos e informações, que ajudem a identificar os autores das queimadas. O sigilo dos denunciantes será mantido.

“Não queimar é uma escolha inteligente, e a destinação correta dos resíduos sólidos contribui para a qualidade do ar e da vida da população”, destacou o comandante Cel. QOPM José Carlos Rodrigues, responsável pelo Comando de Policiamento Ambiental.

A cultura de queimar folhas e lixo deve ser revista. O apelo da PMA é para que os moradores se tornem multiplicadores de boas práticas ambientais, ajudando a mudar hábitos antigos que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.

📞 Denuncie queimadas:

  • PMA Coxim: (67) 99716-3656

  • Central Estadual: (67) 3908-6060

Maikon Leal

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...