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Golpe por falso gerente bancário causa prejuízo de R$ 7 mil em Alcinópolis

Por Redação

Em 16 de dezembro de 2025

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Foto: Polícia Civil

Um morador de 63 anos foi vítima de estelionato após receber uma ligação telefônica de um indivíduo que se passou por gerente bancário, em Alcinópolis. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do município na manhã desta terça-feira (16), e o autor do crime ainda não foi identificado.

De acordo com o boletim de ocorrência, o fato teve início no final da tarde de segunda-feira (15), por volta das 18h, quando a vítima recebeu uma ligação de um número telefônico no qual o indivíduo se passava pelo suposto gerente do Banco Bradesco. Durante a chamada, o golpista informou que teria sido realizado um PIX no valor de R$ 3 mil a partir da conta da vítima, o que foi prontamente negado por ela.

Em seguida, o falso gerente afirmou que iria orientar o procedimento para o cancelamento da transação e passou a fornecer instruções detalhadas. Mesmo alegando não ter conhecimento técnico, a vítima foi convencida a seguir as orientações, sendo ainda advertida a não comentar o assunto com terceiros.

Confiando na veracidade da ligação, especialmente pelo fato de a voz do interlocutor ser idêntica à de um gerente com quem havia tido contato presencial horas antes na agência bancária, a vítima acabou contratando empréstimos e realizando transferências via PIX.

A primeira transferência ocorreu às 19h05, no valor de R$ 3 mil, destinada a uma conta vinculada à instituição PagSeguro Internet IP S.A.. Pouco depois, às 19h42, foi realizada uma segunda transferência, no valor de R$ 4 mil, desta vez para uma conta da Caixa Econômica Federal, totalizando um prejuízo de R$ 7 mil.

Somente após concluir as operações, a vítima percebeu que havia sido enganada, constatando tratar-se de um golpe de estelionato praticado por meio do WhatsApp, com uso de falsa identidade e induzimento em erro.

O caso foi registrado como estelionato, e a Polícia Civil irá investigar a autoria do crime. As autoridades reforçam o alerta para que a população desconfie de ligações que solicitam movimentações financeiras e orientam que bancos não pedem senhas, transferências ou contratações de empréstimos por telefone ou aplicativos de mensagens.

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