O ex-governador de Mato Grosso do Sul e candidato ao governo derrotado no 1º turno em 2022, André Puccinelli (MDB), vai apoiar o candidato Renan Contar, conhecido como Capitão Contar (PRTB), no 2º turno. A informação foi confirmada pelo presidente do MDB no Estado, deputado estadual eleito, Júnior Mochi, após vazamento de uma nota divulgada minutos depois.
“Entendendo que a renovação ficou espelhada no sentimento popular de Mato Grosso do Sul. Em razão disso, venho manifestar minha esperança no programa de governo do Capitão Contar, e por isso, peço aos nossos correligionários que a mesma esperança que eu André tenho a ratifiquemos através de votação maciça no Capitão Contar”, diz trecho da nota de Puccinelli.
André ficou em 3º lugar nestas eleições com 17,18% dos votos após liderar as pesquisas grande parte do 1º turno.
O MDB acompanhou a decisão do ex-governador e, também em nota, manifestou seu apoia a Capitão Contar. “O MDB, através da maioria de seus membros, manifesta o desejo de acompanhar o projeto de candidatura do Capitão Contar ao Governo do Estado, respeitando as decisões individuais divergentes, por entender que é o que melhor representa o sentimento de renovação que anseia o povo sul-mato-grossense”.
Prisão – André Puccinelli foi governador entre 2007 e 2014 e foi preso duas vezes, em 2017 e 2018 no âmbito da operação Lama Asfáltica. Ao ex-governador, os investigadores atribuíram a chefia do grupo criminoso. André seria o beneficiário e garantidor do esquema de propina com a JBS, que teria repassado no mínimo R$ 20 milhões.