Policiais Militares Ambientais do Posto da Cachoeira do Sossego, em Rochedo, realizavam trabalhos de orientação sobre a prevenção aos incêndios nas propriedades rurais na operação Prolepse de prevenção aos incêndios rurais e urbanos e perceberam fumaça de um incêndio em uma propriedade rural, localizada nas proximidades de uma estrada vicinal no município de Rochedo. Os policiais foram ao local e encontraram o uso do fogo sem a licença ambiental.
O proprietário da fazenda havia realizado a limpeza de uma área de pastagem na propriedade e incendiava os restos de troncos, arbustos e galhadas, que estavam dispostos em oito amontoados (leiras) em 1 hectare de área. O infrator de 55 anos, residente em Terenos, foi autuado administrativamente neste sábado (26) e foi multado em R$ 4.000,00 pela infração ambiental cometida. Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena de um a seis meses de detenção.
OPERAÇÃO PROLEPSE DE PREVENÇÃO AOS INCÊNDIOS
Durante os trabalhos, a equipe realizou orientação preventiva aos incêndios em três propriedades no município de Rochedo. Os trabalhos na operação Prolepse ocorrem e ocorrerão todos os anos, seguindo objetivos e metas específicas e integradas com uso de tecnologias, informação, educação ambiental e, por último, repressão. No ano passado (2021) foram visitadas 762 propriedades rurais e percorridos 35.000 km em estradas para chegar às propriedades e em navegação. Em cada propriedade em que as pessoas são orientadas, elas recebem um folheto com informações preventivas aos incêndios, bem como há o preenchimento de um questionário contendo algumas questões e o fortalecimento do compromisso daquelas pessoas, em prevenir e não fazer uso do fogo.