Essa terça-feira é o pontapé para a realização de comícios, propaganda na mídia impressa e na internet, caminhadas, carros com alto-falantes, anúncios em sites e outros atos de campanha eleitoral. Junto com as permissões, está a distribuição de materiais gráficos com os números que irão às urnas, como os santinhos e adesivos para carros.
Diferentemente das eleições anteriores, para o pleito deste ano, representantes do setor gráfico de Mato Grosso do Sul projetam aumento de até 15% na demanda de produtos, com previsão de crescimento na contratação de profissionais temporários para atender a alta procura nesse período.
“Antes, houve uma utilização intensa da internet, com o papel sendo deixado de lado como condutor de informação. Agora, há um equilíbrio, e os políticos estão procurando mais a impressão em papel para divulgar seus feitos e propostas”, pontua Julião Flaves Gaúna, presidente da Abigraf-MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional de Mato Grosso do Sul).
O otimismo com o período é reforçado pelo presidente do Sindigraf-MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), Altair da Graça Cruz. “A expectativa é das melhores, e já começamos a receber vários pedidos de orçamento. Mesmo sendo uma campanha curta, tenho certeza de que as empresas do setor têm capacidade produtiva de atender a todos os pedidos dentro do prazo”, frisou.
Proibido – Desde 2006, a legislação eleitoral proíbe a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.
Além da distribuição de materiais impressos, os demais tipos de propaganda eleitoral seguem regras determinadas pela Justiça Eleitoral. O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.
Confira abaixo o que é permitido na campanha eleitoral que começa amanhã: