O Ministério da Saúde autorizou nesta quinta-feira (16) a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Porém, a vacina não está disponível na rede municipal de saúde.
Em matéria publicada no portal do governo do Estado, o Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende explicou que mesmo com a determinação do Ministério da Saúde e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (AVISA), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, ainda não há uma previsão de quando iniciará esta imunização. “Mas já fomos informados que a vacina da Pfizer para crianças terá uma dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. Inclusive, a tampa será diferente sendo na cor laranja, para não haver confusão. Então, os imunizantes que temos em estoque em nosso Estado não são apropriadas para a vacinação de crianças, precisamos agora, aguardar o Ministério da Saúde nos enviar as doses e iniciar o processo no país. Em Mato Grosso do Sul, temos 291.800 crianças nesta faixa etária, aptas a se vacinarem”, explica o secretário estadual de Saúde.
O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) manifestou apoio à decisão técnica da Anvisa em aprovar a indicação da vacina desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças da faixa etária de 05 a 11 anos. Destaca-se que o imunizante já foi aprovado para esta faixa etária pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), pela Agência Americana Food and Drug Administration (FDA) e pelo governo de Israel.
O Conselho aguarda ainda o processo de avaliação da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, para a vacinação de crianças e adolescentes de 03 a 17 anos.
Portanto, a população deve aguardar novas decisões para então procurar uma unidade de saúde para levar as crianças para receber a vacina.