Este é o título da bula de proclamação do Jubileu Ordinário de 2025, que tem como lema: “Peregrinos da Esperança”. No último dia 24, véspera de Natal, o Papa Francisco realizou a abertura solene do Ano Santo, convidando todos os fiéis a atravessarem a Porta Santa, símbolo da porta do céu, pela qual todos um dia passaremos.
O que é um jubileu ou Ano Santo?
A origem do “Ano Santo” remonta à cultura hebraica. No cristianismo, o primeiro Jubileu foi celebrado no ano 1300, quando o Papa Bonifácio VIII convocou peregrinos de todo o mundo a visitarem Roma, venerarem os túmulos dos apóstolos e as relíquias sagradas. A participação do povo cristão foi imensa, marcando este momento de especial devoção.
Originalmente, os Anos Santos eram celebrados a cada 100 anos. Contudo, para facilitar a participação dos fiéis, o intervalo foi reduzido para 50 anos e, posteriormente, para 25 anos, como ocorre atualmente. Este é um tempo de graça especial, marcado pela reconciliação e pelo perdão dos pecados.
Peregrinos da Esperança
No ano de 2025, somos chamados a ser Peregrinos da Esperança, aquela que deve caminhar com cada um de nós em todos os momentos. A espera por um novo ano traz consigo metas e desejos carregados de alegrias, medos, entusiasmos e até ansiedades – sentimentos que refletem nossa busca por um novo tempo.
Neste novo ano, somos convidados a confiar nas bem-aventuranças ofertadas por Nosso Senhor, acreditando que a Esperança nunca decepciona. Este é um chamado para vivermos com os olhos fixos na eternidade, reconhecendo que a verdadeira alegria está na certeza das promessas divinas.
Em unidade com Roma, as dioceses de todo o mundo realizarão no próximo domingo (29) a solene abertura do Ano Jubilar de 2025. Seguindo o rito prescrito pela Santa Sé, os bispos conduzirão suas comunidades para vivenciar este tempo de renovação espiritual e graça divina.
Na Diocese de Coxim, a abertura do Ano Santo acontecerá na Catedral São José, igreja-mãe da diocese. A celebração terá início com uma peregrinação que partirá da Capela São Sebastião, na Avenida Gaspar Ries Coelho. O povo de Deus, acompanhado pelos padres de toda a diocese, caminhará em espírito de unidade e esperança em direção à catedral, onde o bispo Dom Otair presidirá a Celebração Eucarística, marcando solenemente o início deste novo tempo de graça.
Que este Ano Santo nos inspire a viver a verdadeira esperança cristã e a renovar nossa fé em Cristo, reconhecendo que a Esperança é o que nos move em direção às promessas divinas.
Da assessoria