PUBLICIDADE

COP

Segunda Etapa Estadual de Silhueta Metálica está em curso no Clube de Tiro de Coxim

Por Redação

Em 3 de março de 2024

Foto: Maikon Leal

O final de semana agitado traz emoções para os entusiastas do tiro em Mato Grosso do Sul. Nos dias 2 e 3 de março, o Clube de Tiro de Coxim sedia a Segunda Etapa Estadual de Silhueta Metálica, reunindo atletas de várias cidades, como Alcinópolis, Costa Rica, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Pedro Gomes, Sonora, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina e Nova Alvorada.

Foto: Maikon Leal

O esporte do tiro tem conquistado cada vez mais adeptos, mostrando-se acessível apesar da burocracia envolvida. Neste domingo (3), nossa equipe de reportagem esteve presente para testemunhar como o esporte é difundido em nosso município. Durante o dia, estaremos compartilhando atualizações sobre o evento, sua organização e os participantes desta etapa estadual em nossa cidade. Para mais imagens e vídeos do evento, confira nossas redes sociais, Instagram @coximagora e Facebook @cxagora.

A competição começou às 7 horas, com os atiradores recebendo um café da manhã. Ao longo do dia, haverá sorteio de brindes e, no almoço, será servido um delicioso churrasco acompanhado do famoso empamonado de carne, prato típico da culinária coxinense.

Foto: Maikon Leal

O Clube de Tiro de Coxim também desempenha um importante papel social. Durante o evento, estão sendo arrecadadas cestas básicas, fraldas geriátricas, kits de higiene e outros itens, que serão doados a instituições de caridade locais.

Ao chegar ao Clube de Tiro de Coxim, é perceptível que o esporte de tiro brasileiro tem como referência o esporte norte-americano. Os nomes e as regras adotadas nas baias são influenciadas pelo estilo estadunidense. As baias são divididas nas modalidades de Silhueta Metálica em Small calibre 22 (arma longa sem luneta ou arma curta), Small Hunter calibre 22 (arma longa com luneta), Field calibre 22 ao 38 (arma longa semiautomática, repetição e armas curtas), Field Hunter (arma longa semiautomática, repetição com luneta) e, por fim, a baia Big Bore, batizada em memória ao atleta Roberto Zanin. Nessa baia, os calibres são restritos a .357, .44 Magnum, .556, .762 e outros.

Presidente do Clube de Tiro de Coxim Aristol Cotini (Foto: Maikon Leal)

Entrevistamos o atual presidente do Clube de Tiro de Coxim, o servidor público Aristol Cotini, que nos explicou um pouco sobre o funcionamento da instituição na cidade.

Coxim Agora: Para começar, poderia nos falar sobre o esporte de tiro em Coxim?

Aristol Cotini: O esporte de tiro é um dos mais importantes e antigos do mundo. Inclusive, a primeira medalha de ouro do Brasil em uma Olimpíada foi conquistada através do tiro. Portanto, desmistificar o esporte em nossa região é fundamental para informar que armas nem sempre são utilizadas para fins nefastos, mas sim de forma correta e coerente, como no esporte de tiro, que ganha mais adeptos a cada dia.

Coxim Agora: Atualmente, o esporte de tiro é acessível para o público feminino?

Aristol: Sim, hoje o esporte de tiro em Coxim conta com ótimas atletas mulheres que participam ativamente de diversas modalidades. O esporte de tiro tornou-se acessível para todos os gêneros.

Coxim Agora: Para concluir, o esporte de tiro em Coxim traz benefícios econômicos para a nossa cidade?

Aristol: Sem dúvida. Ao recebermos atletas de diversas cidades do Estado, acabamos fomentando quase todos os segmentos econômicos de nossa cidade, como restaurantes, postos de combustíveis e hotéis.

Galeria de fotos:

Foto: Maikon Leal

Galeria de fotos: 

[foogallery id=”129947″]

Fonte: Maikon Leal

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.