Um professor de educação física flagrou um tatu galinha passeando na noite desta quarta-feira (15) pela Avenida Virginia Ferreira, em frente a uma conveniência, em Coxim.
Para evitar que o animal fosse atropelado, o professor o capturou e o colocou em uma caçamba de entulhos em seguida acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental) que foi até o local e realizou o resgate do Tatu.
Os militares utilizaram um passaguá (coador) para pegar o Tatu que foi soltou em uma área distante do perímetro urbano de Coxim.
Tatu-galinha – São animais terrestres e possuem hábitos fossoriais, significa que o animal é adaptado a escavar o solo, e vive normalmente abaixo do mesmo. As tocas, local onde se abrigam, possuem várias entradas e têm aproximadamente 6 metros de comprimento. (Medri, 2006). Para procurar alimento eles vasculham a parte superficial do solo, procurando por baixo das folhas caídas e também revirando o solo e cavando, este comportamento alimentar é chamado de forrageio.
São mais ativos no fim da tarde e também no início da manhã, mas também podem sair a noite (normalmente os adultos), dependendo da temperatura também durante o dia (Mcdonough e Loughry, 2003 in Medri, 2006).