Realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para pessoas com deficiência, órgão integrante da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, o evento reuniu na tarde desta quarta-feira (18) na sede da ACIAC, autoridades, gestores, representantes da sociedade civil, pessoas com deficiência e conselhos, para debater, entre os assuntos, a importância da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.
O prefeito Edilson Magro aproveitou o evento para comunicar aos presentes sobre o projeto de acessibilidade nas calçadas abrangendo a região central de Coxim: “fui em Brasília e conversamos com os representes do nosso Estado, para podermos realizar um trabalho, um projeto de grande envergadura. Contratamos também uma empresa, que é a FAPEC, para que possa adequar o código de postura do município para adequar as necessidades das pessoas”. Concluiu o prefeito.
A secretária da subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência, Telma Nantes de Matos fez uma apresentação do é o MS Acessível: é um desafio muito grande iniciar esse trabalho, mas estamos implantando o projeto MS Acessível, que está dentro do nosso contrato de gestão com o Governo do Estado, para que seja uma proposta de Estado muito mais que uma proposta de governo. Dialogar com os municípios, com os prefeitos, judiciário, executivo, legislativo, com toda a sociedade, porque a pessoa com deficiência precisa ser pensada por todos nós. Disse a secretária.
O encontro contou com a presença do professor Edivaldo Ramos que falou sobre a efetivação das políticas públicas e o engenheiro especialista em acessibilidade Dr. Jary Castro falou sobre barreiras arquitetônica e atitudinais, acessibilidade, lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, cotas do mercado de trabalho, turismo acessível e mobilidade urbana e rural.
Também participaram do encontro o promotor de justiça Marcos André Sant’Ana, o secretário estadual adjunto de cidadania e cultura Eduardo Romeiro, a presidente do conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência Dra. Tânia Regina Noronha Cunha e o prefeito de São Gabriel do Oeste Jeferson Tomazoni.