Uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) realizou o resgate de uma cobra que estava na parte interna de um veículo, no final da manhã desta quinta-feira (1º), na Avenida Virgínia Ferreira, em Coxim.
Conforme informações apuradas pelo Coxim Agora, a proprietária do Hyundai HB20, placas de Coxim que é policial civil, estacionou o carro na Avenida e entrou em uma loja, quando estava se aproximando do veículo para ir embora, notou a presença da serpente próximo ao motor.
Ela acionou a PMA que foi ao local e tentou remover à cobra da espécie Cobra-cipó-verde Philodryas olfersii, de aproximadamente 1 metro, devido à dificuldade, os militares levaram o veículo até a sede do Batalhão da PMA e lá resgataram a cobra e soltaram-na em seu habitat natural.
A policial contou a Coxim Agora que a cobra pode ter entrado no interior do carro na sua residência, já que foi feita a limpeza de uma praça próxima, além disso, o veículo ficou estacionado na garagem durante uma semana o que pode ter facilitado à entrada da serpente.
Cobra-cipó-verde: Serpente peçonhenta, tem escamas dorsais no corpo de tom verde brilhante com uma linha marrom de comprimento que sai da região dorsal da cabeça até o fim do corpo e escamas dorsais mais claras. Podem chegar a aproximadamente 1 metro.
Habitat: Possuem hábitos arborícolas habitando principalmente matas e florestas, mas pode ser encontrada em áreas campestres.
Alimentação: Mamíferos, aves, anfíbios e lagartos.
Reprodução: Ovíparo (até 8 ovos).
Curiosidades: A cobra-verde tem dificuldade de introduzir grande quantidade de veneno, pois possui uma dentição localizada na parte posterior da boca (opistóglifa). Muito ativa e quando ameaçada foge rapidamente, mas quando acuada pode morder e causar envenenamento. Apesar de raro, existe registro de óbito por envenenamento, o que faz com que alguns autores a considerem uma serpente semipeçonhenta. Possui uma alta capacidade de camuflagem em meio a vegetação.