Um sequestro ocorrido na manhã desta terça-feira (09) mobilizou as forças policiais da Região Norte do Estado. Ciniro do Nascimento Borges, de 68 anos, foi forçado a entrar em um veículo e acabou sendo sequestrado por dois homens na região central de Coxim.
Conforme informações do delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Coxim, Felipe Paiva, a motivação do sequestro seria uma suposta negociação de terras na justiça há mais de 15 anos, com um fazendeiro de Rio Verde de MT (MS).
Ainda conforme a polícia, o fazendeiro teria contratado dois pistoleiros para cobrar a vítima em Coxim, há pelo menos 15 dias, os autores de 49 anos e 53 anos, se hospedaram em um hotel na cidade e passaram a monitorar Ciniro, até que nesta terça-feira, resolveram abordá-lo próximo a uma praça, diante da reação da vítima, os elementos sacaram uma arma e realizaram pelo menos três disparos, porém, nenhum disparo atingiu Borges que foi forçado a entrar no veículo HB20s de cor branca e acompanhar os bandidos.
Os autores levaram a vítima até uma estrada vicinal na entrada de uma fazenda na divisa entre Coxim e Rio Verde, lá eles aguardaram o fazendeiro chegar de Campo Grande para conversar com a vítima, diante das alegações de Ciniro, os bandidos perceberam que situação não iria levar a lugar nenhum, acabaram ficando sem a paciência e o liberaram.
Em seguida, um dos autores chamou a filha, de 27 anos e o cunhado, de 40 anos, residentes em Campo Grande para buscá-los em Coxim em um veículo GM Prisma, os quatro foram presos no início da noite de ontem pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em ação conjunta com a Polícia Civil de Coxim, no quilômetro 612, na BR-163, em São Gabriel do Oeste.
Os quatro envolvidos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Coxim. Na delegacia, eles contaram que o veículo HB20s foi abandonado no hotel, durante averiguação, foi constatado marcas de tiros no carro, quando à vítima tentou escapar ainda na praça, no centro de Coxim. A arma usada também foi descartada pelos elementos.
Os autores foram presos em flagrante por extorsão mediante sequestro, o autor do disparo por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.
O mandante do crime ainda não foi localizado, a Polícia Civil continua as diligências.
(*) Matéria editada para correção para não atrapalhar nas investigações do caso.