O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou alerta de perigo potencial de baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, neste domingo (3) para todo o Mato Grosso do Sul. Há risco de incêndios florestais e à saúde.
O instituto dá algumas dicas para minimizar os efeitos causados pela sequidão. Beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia e evitar exposição ao sol das 10h às 16h são algumas das instruções. O aviso vai até as 19h de hoje.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o tempo deve permanecer firme e com poucas nuvens em função da atuação de uma massa de ar seco. As temperaturas ficam mais amenas à noite e ao amanhecer, mas sobem ao longo do dia com máxima de 33ºC em Campo Grande.
Em Chapadão do Sul, Ponta Porã e Paranaíba, as temperaturas máximas devem ficar na casa dos 32ºC, em Coronel Sapucaia, Selvíria e São Gabriel do Oeste 33ºC, em Três Lagoas, Miranda, Ladário, Sidrolândia, Dourados e Bela Vista 34ºC, em Rio Brilhante, Aquidauana, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Corumbá 35ºC, em Coxim 36ºC, em Sonora 37ºC.
Ontem, duas cidades do Estado ficaram entre os 20 municípios do Brasil com a menor umidade relativa do ar. Costa Rica ocupou a 5ª posição com 21% e Paranaíba no 13º lugar com 22%. Quem liderou o ranking foi a cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, com 15%.