Ceres Pet Shop
Corpo e Saúde

PUBLICIDADE

Magalu

IFMS divulga 2ª chamada e lista de espera para vagas na graduação via Sisu

Por Redação

Em 29 de abril de 2021

Foto: Arquivo / Coxim Agora

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 28, na Central de Seleção, a relação de candidatos aprovados em segunda chamada e em lista de espera em cursos de graduação com ingresso feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Todos os candidatos relacionados na publicação, independentemente da situação – “aptos à matrícula” ou “em lista de espera”-, devem enviar a documentação exigida a partir desta quinta-feira, 29.

Candidatos “aptos à matrícula” devem fazer a “solicitação da matrícula”. Já os que estão “em lista de espera” devem realizar a “manifestação de interesse na vaga”. É este procedimento que garantirá ao candidato em lista de espera o ingresso no curso em caso de desistência dos aprovados na situação “aptos à matrícula”.

De acordo com as Instruções de Matrícula publicadas na Central de Seleção, os dois procedimentos são idênticos e devem ser realizados exclusivamente de forma online, por meio do Sistema de Matrículas.

Em ambos os casos, são necessários os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto ;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • uma foto 3×4 recente;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja, para candidatos da ampla concorrência;
  • histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja, para candidatos cotistas;
  • documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário mínimo e meio per capita;
  • comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;
  • formulário para Entrega de Laudo Médico para aqueles que concorreram às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O cronograma da seleção prevê que a solicitação de matrícula e a manifestação de interesse nas vagas poderão ser feitas até o dia 25 de maio.

De acordo com os dados do Sisu, 1.685 candidatos registraram interesse nas vagas oferecidas pelo IFMS em 16 opções de cursos de graduação em dez municípios. Na página do Sisu, é possível consultar de forma detalhada os candidatos interessados em cada curso.

Heteroidentificação – A convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos será publicada nesta quinta-feira, 29. Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:

  • autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada, disponível na Central de Seleção;
  • fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

Os candidatos indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena – Rani; certidão de nascimento indígena; ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.

O envio da documentação dos beneficiários de ações afirmativas deverá ser feito no Sistema de Matrículas do IFMS.

A classificação, após verificação de heteroidentificação, será publicada no dia 19 de maio.

Vagas Remanescentes – No dia 28 de maio, está prevista a publicação de um edital para a abertura de processo seletivo com eventuais vagas não preenchidas pelas chamadas regulares e lista de espera do Sisu 2021.

Poderão se inscrever candidatos que participaram das edições do Enem nos anos de 2018, 2019 e 2020 e que, cumulativamente, obtiveram nota acima de zero na prova de redação e em todas as áreas do conhecimento, conforme procedimento adotado pelo IFMS.

A previsão é que as inscrições para essas vagas possam ser feitas entre os dias 28 de maio e 5 de junho. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 8 de junho, com matrículas entre 11 de junho e 2 de julho.

A previsão é que as aulas comecem no dia 4 de agosto.

Todas as informações sobre o processo seletivo para os cursos de graduação estão disponíveis na página do edital, publicado na Central de Seleção. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br.

Candidatos interessados por curso

Campus

Curso

Período

Candidatos Interessados

Aquidauana

Engenharia Civil

Integral

84

Redes de Computadores

Noturno

38

Sistemas para Internet

Noturno

25

Campo Grande

Sistemas para Internet

Matutino

166

Noturno

174

Engenharia Elétrica

Noturno

169

Engenharia Mecânica

Noturno

178

Corumbá

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Matutino

46

Noturno

48

Processos Metalúrgicos

Noturno

77

Coxim

Alimentos

Noturno

16

Engenharia de Pesca

Noturno

23

Licenciatura em Química

Noturno

10

Sistemas para Internet

Noturno

15

Dourados

Jogos Digitais

Noturno

46

Jardim

Arquitetura e Urbanismo

Integral

88

Licenciatura em Computação

Noturno

21

Naviraí

Agronomia

Integral

82

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

39

Nova Andradina

Agronomia

Integral

74

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

28

Produção de Grãos

Matutino

19

Ponta Porã

Agronomia

Integral

59

Gestão do Agronegócio

Noturno

44

Três Lagoas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

116

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.