Nesta segunda-feira, 08 de abril de 2024, os servidores, tanto docentes quanto técnico-administrativos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), localizado em Coxim, uniram-se a mais de 400 instituições da rede federal de educação ao iniciarem uma greve por tempo indeterminado.
Este movimento, coordenado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), está ganhando força em todo o país. As principais demandas dos trabalhadores incluem a reestruturação das carreiras dos técnicos-administrativos e dos docentes, a recomposição salarial e orçamentária dos Institutos Federais, além da revogação de normas estabelecidas em governos anteriores.
No campus do IFMS em Coxim, os servidores se reuniram na tarde de segunda-feira para discutir as demandas do movimento, elaborar estratégias locais para fortalecer a greve e estabelecer uma agenda de ações. Na semana seguinte, está prevista a realização de um café coletivo, onde o grupo irá deliberar sobre os próximos passos da greve e oferecer orientações sobre as atividades futuras.
O IFMS, por meio do campus de Coxim, emitiu um comunicado interno oficial na última sexta-feira (05.03), informando sobre a situação do campus na cidade:
A Direção-Geral do IFMS, considerando o movimento grevista dos docentes e técnicos-administrativos conforme comunicado do SINASEFE/MS, reconhece a adesão dos servidores ao movimento grevista como um direito legal, assegurado pela Constituição Federal.
Após reunião realizada em 05 de abril entre a Direção Geral, Direção de Ensino, Diretoria de Administração e os Representantes Sindicais Locais que compõem o comando de greve do Campus Coxim, a Direção-Geral respeita o movimento grevista dos docentes e técnicos-administrativos do IFMS.
As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos docentes que optaram por não aderir ao movimento grevista serão mantidas, com os horários de aulas das respectivas turmas informados previamente à comunidade acadêmica.
Entre os dias 8 e 10 de abril, o curso de Manutenção e Suporte em Informática (Proeja) não terá aulas.
O cenário de adesão será monitorado diariamente e, sempre que necessário, esta decisão será reavaliada e informada à comunidade acadêmica.
Agradece-se a compreensão e cooperação durante este período. Para mais informações e esclarecimentos, consulte o site oficial do IFMS (www.ifms.edu.br/greve) ou entre em contato pelo WhatsApp (67 – 9 9936-8468).
Veja abaixo o documento na íntegra:
(*) Notícia editada para complemento de informações.
Fonte: Redação/ML