
A falta de manutenção preventiva na rede elétrica da zona rural de Coxim tem causado transtornos e riscos à segurança dos moradores da região da Barranqueira. Fios de energia elétrica que passam próximos à vegetação estão encostando em galhos de árvores, provocando incêndios e comprometendo o fornecimento de energia na área.
Um morador, proprietário de um rancho às margens do Rio Taquari, enviou imagens à redação mostrando a situação. Ele relatou que os cabos, que deveriam estar afastados da vegetação, tocam diretamente as árvores, gerando faíscas, pequenos focos de incêndio, danos materiais e risco à vida dos moradores.
“Quando chove, a situação piora. O curto-circuito é constante e ficamos completamente no escuro. Já passamos mais de 25 horas sem energia aqui no rancho por conta dessa falta de manutenção”, contou o morador, que preferiu não se identificar.
As imagens do problema foram registradas por um vizinho e encaminhadas à reportagem nesta terça-feira (02). A vegetação ao redor da fiação elétrica apresenta sinais de queimadas, supostamente causadas pela descarga elétrica quando os fios entram em contato com os galhos.
O morador cobra uma resposta urgente da Energisa, exigindo ações de manutenção preventiva na rede elétrica rural, que, segundo ele, tem sido negligenciada.
“Não é só um incômodo, é um risco de vida. Um incêndio maior pode acontecer a qualquer momento”, alertou.
A reportagem entrou em contato com a Energisa que encaminhou uma nota sobre a situação no final da tarde desta quarta-feira (10). Confira a nota na íntegra:
A Energisa esclarece que mantém um rigoroso plano de manutenção na região do Pantanal, onde mais de 7 mil serviços foram executados nos últimos três anos apenas na área rural de Coxim.
A concessionária conta ainda com sistemas automatizados e imagens de satélite que permitem identificar riscos à rede elétrica, como queimadas próximas, possibilitando a atuação imediata para garantir a segurança das pessoas e das instalações.
A segurança das comunidades e do meio ambiente é um valor inegociável para a empresa. Por isso, nossas equipes permanecem preparadas para atendimentos emergenciais, assegurando a continuidade do fornecimento de energia com qualidade e responsabilidade.
Reforçamos que, em situações de ocorrência, a população deve acionar imediatamente a Energisa pelos canais oficiais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia.
Casos de falta de energia devem ser prontamente informados através dos canais digitais da Energisa para o deslocamento de equipe de manutenção. O atendimento é 24 horas por dia pelo WhatsApp Gisa (gisa.energisa.com.br), aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br e 0800-722-7272.
Confira o vídeo:
Maikon Leal








