Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (29) a estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago, na entrada do 47º BI (Batalhão de Infantaria) em Coxim.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Edilson Magro e comandante do 47º BI tenente-Coronel de infantaria, Wanderlino Moreno Junior além de várias outras autoridades municipais.
A estátua possui quatro metros e meio de altura e é considerada o maior monumento dessa natureza confeccionada toda em argila local pelo artista plástico José Alves Branco Correia.
Para receber o monumento, o 47º BI preparou uma base de dois metros no formato de uma torre de castelo medieval. Agora, quem passar por Coxim pela BR-163 poderá ver a estátua de Beliago que também leva o nome da instituição militar.
A construção do monumento aconteceu por meio de uma parceira feita entre o Guerreiro Pantaneiro e o Museu Parque Temático do Pantanal. Ela materializa o Sertanista Beliago que no ano de 1729 instaurou um povoamento na margem esquerda do rio Taquari, fomentando a criação da cidade de Coxim.
Durante a inauguração, no interior da obra foram depositadas cartas escritas pelos alunos da rede de ensino da cidade e uma lâmina de acrílico com as assinaturas de integrantes da sociedade local. Em posição secreta no interior do Beliago, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria colocará uma mensagem para ser lida no ano de 2122, aos futuros integrantes do Batalhão e da sociedade coxinense.