Entre os dias 04 a 08 de dezembro, na cidade de Magé-RJ, aconteceu a Certificação Nacional de Cães de Busca a pessoas desaparecidas. Promovida pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC) e chancelada pela Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).
Os cães de busca do Corpo de Bombeiros são um grande auxílio na busca por pessoas desaparecidas e a certificação vem para confirmar o bom trabalho desempenhado pelos militares na formação dos mesmos.
Durante a certificação os binômios, como são denominados os militares e seus cães, passam por avaliações em diferentes níveis de dificuldades. Todos com pelo menos uma prova de obediência e destreza que avalia vários aspectos de interação, coragem e foco do cão em relação aos comandos do militar condutor, e após aprovado nessa etapa passa por uma avaliação prática simulando uma situação de ocorrência real.
O Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul enviou para representar o Estado três binômios: Sargento Luciclei e a labradora Cindy representando a cidade de Coxim, o Sargento Thiago Kalunga e a pastora holandesa Laika, o Cabo Medeiros e a pastora belga malinois Mali representando Campo Grande.
Ao todo a equipe sul-mato-grossense trouxe 11 certificações, sendo aprovados em todas as provas realizadas.