Com o objetivo de informar a população coxinense sobre a atual conjunta política, entrevistamos o prefeito Edilson Magro nesta semana para que ele nos contasse um pouco sobre os seus três anos de mandato à frente da Prefeitura de Coxim. Confira a entrevista abaixo:
Coxim Agora: Coxim nunca recebeu em sua história tantos investimentos na área de infraestrutura como vem recebendo em seu mandato, como é o caso da emblemática obra do “buracão” da avenida Mato Grosso do Sul, fale um pouco sobre esse momento da cidade, prefeito.
Prefeito Edilson Magro: Olha, o ex-governador do Estado Reinaldo Azambuja me pediu três coisas, faça uma administração honesta, transparente e correta, se você fizer isso, vou mandar obras para Coxim. Então no primeiro mês que nós assumimos, já demonstramos que seria uma administração séria, então o governador pediu os projetos para viabilizarmos as obras, e agora estamos aqui mudando os rumos de Coxim com a ajuda do Governo do Estado. Além da obra do “buracão”, outras dezenas de obras estão sendo executadas no município. Resumindo, estamos fazendo um trabalho sério, enxugando a máquina administrativa, pois não temos outra torneira e a população sabe do que eu estou falando, sempre trabalhando com honestidade, não jogando dinheiro fora e valorizando cada centavo dos impostos dos munícipes, por isso que as coisas estão acontecendo, além disso temos o governador Eduardo Riedel que é o nosso maior parceiro, devido ao alicerce e ao trabalho que iniciamos na administração da cidade.
Coxim Agora: Nós estamos sabendo o novo Paço Municipal está próximo de ser inaugurado isso procede?
Prefeito Edilson Magro: Quando nós assumimos, a primeira coisa que resolvemos foi recuperar a doação do antigo prédio do Fórum para o município de Coxim, então nós nos reunimos com o então governador Reinaldo Azambuja e ele fez a doação do prédio novamente para a cidade, inclusive tivemos uma parceria muito importante com o deputado federal Dagoberto Nogueira para a realização da reforma. Nós chegamos até ele através do ex-prefeito de Coxim João Leite Schimidt que durante um café da manhã, nos disse para procurar o deputado Dagoberto e que ele poderia viabilizar a verba para a reforma do prédio, fizemos isso e entramos com a contrapartida, agora o novo Paço Municipal é uma realidade, graças ao trabalho e empenho do deputado Dagoberto e a ajuda do João Leite Schmidt.
Coxim Agora: Várias ruas de Coxim estão recebendo o microrevestimento asfáltico, como isso está sendo feito em nossa cidade?
Prefeito Edilson Magro: O microrevestimento das ruas de Coxim está sendo feito todo com recursos próprios, a população pode ficar tranquila, pois todos os impostos pagos estão sendo revertidos em obras para a cidade, já foram investidos em Coxim com recursos próprios aproximadamente R$ 8 milhões, são obras que devem melhorar a trafegabilidade dos condutores de veículos e da população como um todo. Atualmente nós temos uma parceria com o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) onde podemos desenvolver melhor essa questão do melhoramento das nossas vias.
Coxim Agora: Além das obras que estão sendo realizadas na área urbana de Coxim, sabemos que estão sendo realizadas diversas obras na zona rural da cidade isso procede?
Prefeito Edilson Magro: Exatamente, essas obras na zona rural acontecem através de uma parceria com a Senadora Tereza Cristina, ex-governador do Estado Reinaldo Azambuja, atual governador Eduardo Riedel, Câmara Municipal de Coxim e da Prefeitura Municipal de Coxim, estão sendo construídas três pontes de concreto, ponte da Taboca, ponte da Queixada e a ponte da Matinha além disso, já fizemos outra na região do Córrego Bocaiuva. Nós temos um plano de governo para não construir mais pontes de madeira e sim de concreto, devido a sua durabilidade.
Coxim Agora: Na semana passada você esteve reunido com o governador Eduardo Riedel em uma reunião do COINTA na governadoria, quais foram as pautas que foram discutidas com o governador Eduardo Riedel?
Prefeito Edilson Magro: Eu tenho duas lutas aqui em Coxim, que se forem concretizadas, vão mudar completamente a realidade da nossa cidade. A primeira é o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) que é uma lei que não se pode ter nada na Bacia do Pantanal. Nós temos que mudar essa lei para voltarmos a ter empresas em nossa região. A segunda é a necessidade de termos um incentivo fiscal diferenciado para a região Norte, o que significa isso, se o empresário deseja montar uma empresa em nossa cidade, nós fornecemos tudo o que temos, porém ele vai precisar de logística e isso faz a nossa região menos atrativa que outras regiões do Estado, então, se nós tivermos um incentivo fiscal diferenciado irá atrair mais investidores para Coxim e região. Esses são os dois pontos importantes que eu tenho trabalhado para que se torne realidade. A questão da lei que protege o Pantanal é uma situação complicada, pois algumas pessoas que ficam no ar condicionado em São Paulo ou em Brasília, querem tomar decisões relacionadas com a nossa região sem conhecer a nossa realidade, se não sabem como é a nossa realidade, não podem tomar decisões pela gente.
Coxim Agora: Já que estamos falando de Meio Ambiente, foi criado em Coxim um campo experimental para o plantio de soja aqui, o que o você tem a falar sobre isso?
Prefeito Edilson Magro: Onde chegou a agricultura, chegou o desenvolvimento, por isso estamos tentando atrair produtores de soja para Coxim, já havíamos feito um movimento no passado através de publicação de matérias jornalísticas informando que Coxim comporta o plantio de soja, atualmente temos 15 mil hectares de soja plantadas na zona rural da cidade e queremos aumentar esse número, por isso fizemos um levantamento técnico para que o agricultor de soja de todo o Brasil possa plantar também em Coxim. Inclusive temos uma equipe técnica para fornecer todas as informações aos agricultores interessados em investir em nosso município. Chegando a lavoura, chega o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.
Coxim Agora: Para finalizarmos, qual o recado o senhor deixa para a população de Coxim no final de mais um ano de mandato?
Prefeito Edilson Magro: A gestão do prefeito Edilson Magro está trabalhando muito, onde tem um problema, nós estamos lá encarando de frente, essa semana por exemplo, tivemos um problema no Hospital Regional de Coxim e o prefeito estava lá. Portanto, a população de bem, que queira ajudar o município, peço que participe mais das audiências públicas como as que já ocorreram sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e sobre o Trânsito da nossa cidade. E para aqueles que não querem contribuir, que não fiquem no anonimato tecendo críticas nas redes sociais, construindo fakenews ao invés de participar dos atos da Prefeitura de Coxim. Nós estamos trabalhando e aceitando ajuda, quando eu não era prefeito, eu ia até o prefeito que estava no cargo para contribuir com o município, não ficava me promovendo politicamente e prejudicando a cidade com inverdades. Reconhecemos que temos problemas, principalmente na área da Saúde, mas o país está passando por problemas nesse setor, porém nó estamos resolvendo. Certo dia um cidadão me abordou e falou que tinha dinheiro para fazer festas, mas para saúde não tinha. A questão é a máquina pública funciona através de leis, existem verbas para vários setores, como a cultura, educação, saúde e outros. O dinheiro da cultura só pode ser gasto na área, assim como o de outras áreas só podem ser gastos em suas receptivas áreas. Existe falha, existe, mas nós estamos trabalhando com a consciência tranquila para melhorar cada vez mais e não pensando como aqueles do velho ditado “quanto pior, melhor”, pelo contrário, estamos empenhados em fazer uma gestão diferente.
Fonte: Maikon Leal