
A paixão de Daniel de Souza Silva pelo couro o levou a transformar seu talento em um negócio artesanal de sucesso. Em Coxim, ele fundou a Selaria do Vaqueiro em 2018, dedicando-se à produção de uma ampla variedade de produtos, como porta laço, arreio, baldrame, capa para rádio, porta celular, bainha de facas, coltre e cinto pantaneiro. Com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, Daniel impulsionou o desenvolvimento e crescimento da empresa, aprimorando as estratégias de vendas e gestão financeira.
Atualmente, a estrutura do negócio está bem diferente do que quando ele começou há cinco anos. A ideia de investir no empreendimento surgiu quando Daniel passou a receber encomendas de colegas e amigos para a confecção de produtos em couro. Uma demanda que aumentava mês a mês. “Sempre gostei de trabalhar com couro, uma paixão que nasceu durante o tempo em que trabalhei em fazendas e selarias. Como já gostava de trabalhar com couro, comecei a fazer alguns trabalhos por encomenda, e a demanda foi se espalhando, o que me motivou”, afirmou.
Mas o caminho para o sucesso não foi fácil. Daniel enfrentou desafios financeiros e tinha dificuldade em encontrar materiais de qualidade no início de sua jornada. Para conseguir investir mais no negócio, ele realizou diárias em fazendas, enquanto buscava fornecedores que pudessem oferecer a matéria-prima adequada para seu trabalho artesanal em couro.
Nesse momento crucial, Daniel contou com o apoio do Sebrae/MS, que proporcionou capacitações, consultorias e auxílio na divulgação e promoção dos produtos da Selaria do Vaqueiro. “As consultorias de mercado foram fundamentais para impulsionar minhas vendas. Através delas, pude aprimorar minhas estratégias de venda, buscar novos fornecedores e compradores. Além disso, o selo Made in Pantanal agregou valor aos meus produtos. Também tive a oportunidade de participar de feiras, exposições e rodadas de negócio, o que ampliou minha visibilidade e alcance”, ressaltou.
O suporte oferecido pelo Sebrae auxiliou a Selaria do Vaqueiro a obter resultados significativos. O negócio experimentou um aumento nas vendas e na procura pelos produtos. A gestão financeira foi aprimorada e a divulgação dos produtos ganhou mais alcance, impulsionando ainda mais o crescimento da empresa. “Essas ações proporcionaram um impulso nas vendas, principalmente por meio das divulgações nas redes sociais e catálogos que desenvolvemos”, completou.
Com um olhar voltado para o futuro, Daniel revela que seu objetivo é aprimorar ainda mais seus produtos em couro. Ele almeja expandir a atuação da Selaria do Vaqueiro, atendendo pedidos de todo o Brasil e, consequentemente, criando oportunidades de emprego na região.
“Tenho como objetivo aprimorar ainda mais as mercadorias oferecidas pela Selaria do Vaqueiro, buscando constantemente trazer novidades no trabalho em couro. Meu desejo é crescer cada dia mais, expandindo o negócio e gerando oportunidades de emprego para outras pessoas. Além disso, tenho planos de enviar nossas mercadorias para todos os cantos do país”, concluiu.
Apoio aos pequenos negócios do Pantanal
A analista-técnica do Sebrae/MS, Katia Muller, ressalta a importância do programa Pró Pantanal na recuperação econômica dos pequenos negócios do bioma pantaneiro e na preservação da cultura local. Ela destaca que a atividade pecuária possui uma essência e forma de ser que estão intrinsecamente ligadas às tradições e ao modo de vida dos vaqueiros e boiadeiros do Pantanal.
Katia Muller enfatiza que ao adquirir produtos artesanais provenientes do bioma pantaneiro, com a característica cultural feita por pessoas naturais daquele território, os consumidores não estão apenas comprando um produto, mas também uma história e uma cultura, valorizando ainda mais o Pantanal sul-mato-grossense.
“Essa conexão entre a atividade pecuária, os trabalhos manuais e a cultura local é fundamental. Ao apoiarmos os pequenos negócios do Pantanal por meio do programa Pró Pantanal, estamos contribuindo para a recuperação econômica da região, ao mesmo tempo em que preservamos as tradições e o modo de vida dos pantaneiros. É uma forma de valorizar e fortalecer a identidade cultural dessa importante área”, afirmou a analista-técnica.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

Fonte: Da assessoria