Comitiva da Prefeitura de Coxim coordenada pelo prefeito Edilson Magro esteve em Campo Grande nesta quarta-feira (15) buscando parcerias para melhorar o atendimento em saúde pública do município, além de participar de eventos e reuniões sobre a duplicação da BR-163 e o Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo).
Logo pela manhã o chefe do executivo participou com o secretário de saúde Flávio Dias de uma reunião proposta pelo deputado estadual Júnior Mochi, no Hospital São Julião (Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos), para a realização de uma possível parceria através do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), com o hospital.
A proposta em discussão é que através dessa parceria, os municípios consorciados interessados, possam realizar cirurgias e exames em seus pacientes no hospital, recebendo atendimento especializado, utilizando a sua estrutura o seu corpo clínico. O grupo de prefeitos e secretários municipais de saúde continuarão as tratativas.
Fundado em agosto de 1945, com a presença do presidente Getúlio Vargas, o Sanatório São Julião atendia pessoas que tinham hanseníase. Atualmente atende várias especialidades entre elas na área de oftalmologia, cirurgia geral e vascular, atendendo cerca de 400 pacientes por dia e seus recursos são provenientes do SUS.
Participaram da reunião os prefeitos, Dalmy Crisóstomo de Alcinópolis, Gustavo Sprote de Bandeirantes, Manoel Nery de Camapuã e Réus Fornari de Rio Verde, os vice-prefeitos, Anísio Andrade de Paraíso das Águas, Valdecir Malacarne de São Gabriel do Oeste e Jorge Mortari de Figueirão, e secretários municipais.
Ainda pela manhã, o prefeito visitou a sede da Sanesul e também se encontrou com representantes da empresa que realiza serviços de recapeamento em Coxim, que explicaram que os serviços serão retomados após o período de chuvas, pois com o volume de chuvas, fica impossível continuar os trabalhos, uma vez que, aplicado o material e chover, corre o risco de perder tudo, além de que, o transporte de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é prejudicado devido ao clima.
O secretário de desenvolvimento sustentável participou da apresentação de um balanço das ações executadas pelo Prosolo – Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água, que já recuperou 1.265 hectares de lavouras e pastagens, perfazendo 247 quilômetros lineares de terraços agrícolas, técnica ideal para conter a velocidade da água e evitar o surgimento de processos erosivos.
O Prosolo iniciou em novembro de 2021 na microbacia do córrego da Pontinha em Coxim e seu maior objetivo é combater o processo de assoreamento do rio Taquari.
Segundo informações do Imasul, O projeto-piloto do córrego Pontinha já ultrapassou metade da área recuperada, sendo de 2.400 hectares de lavouras e pastagens e 6,6 quilômetros de estradas vicinais. Falta construir as estruturas de terraços em 1.135 hectares e executar as intervenções para adequação das estradas em 2,4 quilômetros.
Os próximos municípios que vão receber ações semelhantes são, Figueirão e Camapuã.
A tarde uma nova reunião, e em pauta: saúde pública. Mais precisamente o Hospital Regional de Coxim, desta vez na sede da Secretaria Estadual de Saúde, para buscar apoio financeiro do Governo do Estado para melhorar o atendimento no HR. Foi apresentada as demandas e logo o governo dará uma resposta. “Estou confiante vai dar certo, fizemos duas propostas que são boas para Coxim e para os municípios que são atendidos no hospital e vai dar certo”. Disse o secretário municipal de saúde Flávio Dias.
Também a tarde o diretor de planejamento urbano Américo Júnior e o chefe de gabinete Augusto Marques estiveram na ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, expondo as sugestões de mudanças e implantações de infraestrutura na BR-163 em Coxim, bem como, ouvindo as propostas que a empresa ganhadora da relicitação executará.
Essa visita serviu de base para tirar dúvidas e contribuir no documento que está sendo preparado para apresentar nas audiências públicas que vão abordar o assunto.