A relação final dos 48 projetos aprovados e mais os 33 que ficaram na suplência, totalizando 81 projetos, pelo Edital 2019 do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), trouxe agrado aos produtores culturais de Coxim.
O projeto cultural “1º Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras em Coxim” foi não apenas aprovado como também classificado entre os quatro de todo o estado que receberem a nota máxima, que era de 100 pontos.
O projeto, proposto pelo artesão Júlio Norberto Gomes, mais conhecido como Júlio Pipoca, da Comitiva dos Amigos, foi elaborado pelo turismólogo Ariel Albrecht, e prevê a realização de um encontro folclórico de cozinhas de comitivas pantaneiras no município de Coxim, com programação de atividades artísticas e culturais para a família, desde o preparo e a distribuição de milhares de refeições típicas pantaneiras e performances de música, dança, poesia e teatro, sempre alusivas à temática da cultura pantaneira em Coxim e região.
Lançado em dezembro de 2019, o FIC teve seus prazos temporariamente suspensos devido à Pandemia e, apesar de todas as dificuldades, as equipes da Fundação de Cultura de MS e do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC/MS) conseguiram finalizar a tempo processo previsto no edital.
Segundo a coordenação do projeto, o mesmo deverá acontecer na semana do 123º aniversário do município, em abril de 2021, em local ainda indefinido, e se a Pandemia COVID-19 estiver sob controle.