Coxim foi a cidade mais seca do Brasil nesta quarta-feira (3), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A umidade relativa do ar atingiu 12% no município, próxima ao registrado no deserto africano do Saara (10%-15%).
Entre os 20 municípios mais secos do País, quatro são de Mato Grosso do Sul.
Sonora (13%), Água Clara (14%) e Costa Rica (15%) são municípios sul-mato-grossenses que também registraram as menores umidades do país nesta quarta.
No ranking das 20 cidades mais secas do Brasil, Coxim ocupou o 1º lugar, Sonora 8º, Água Clara 14º e Costa Rica a 16ª posição.
Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade indicada é de no mínimo 60%. O instrumento utilizado para medir a umidade é o higrômetro.
Além disso, Três Lagoas (36,5ºC) estava entre as 20 cidades mais quentes do Brasil nesta quarta-feira (3). O município registrou 36,5ºC e ocupou a 16ª posição.
O clima seco é típico da estação de inverno, que começou em 21 de junho e terminará em 22 de setembro de 2022.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o calor intenso e contínuo registrado em Mato Grosso do Sul, em plena estação de inverno, se dá em razão do fenômeno Lã Niña.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Ernesto Alvin, afirmou que o fenômeno Lã Niña causa tempo seco, clima quente e chuvas abaixo da média na região Centro-Oeste, onde Mato Grosso do Sul está localizado.
O prognóstico de inverno do meteorologista Natálio Abrahão apontou temperaturas acima do normal entre junho e agosto e tempo seco, sem perspectiva de chuva, entre julho e agosto.
Recomendações
Segundo orientações do Ministério da Saúde, em caso de tempo seco o cidadão deve:
- Beber dois litros de água por dia
- Evitar atividades físicas das 9h às 17h
- Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
- Evitar exposição solar
- Hidratar a pele
- Evitar ambientes fechados
- Evitar uso de fogo