A cidade de Coxim, será palco do curso em artesanato cerâmico “O ENCONTRO DA CERÂMICA NAS ÁGUAS DO PANTANAL”, evento badalado do cenário cultural sul-mato-grossense deste ano.
O projeto tem investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC/MS) através da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além do apoio da Prefeitura de Coxim através da FUNRONDON – Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer, e objetiva realizar sete cursos de cerâmica com a temática dos Peixes do Pantanal nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso, com designs criados pela arquiteta Indiara Antunes Marques, visando fortalecer a identidade regional do artesanato em MS.
O trabalho contará também com renomados artesãos, entre eles a própria Andrea Lacet, Antônia Hanemann e o coxinense Robertson Vieira, especialista em produção de vasos e potes em cerâmica terra cozida do Pantanal, que atuará como mestre-artesão ministrante no curso de Coxim.
Os peixes da região pantaneira são o tema e a principal fonte de inspiração da proposta, e por esta razão os melhores trabalhos serão doados para uma grande exposição que ficará de modo permanente no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, a maior vitrine aberta à visitação pública no estado de Mato Grosso do Sul e uma das maiores da América Latina.
Para o turismólogo Ariel Albrecht, colaborador do projeto, a escolha de Coxim como uma das sedes do evento é motivo de celebração, pois proporcionará ao município uma maior visibilidade quanto a sua cultura, artesanato cerâmico e paisagens naturais no cenário artístico-cultural do Brasil e do mundo, impulsionado também o turismo da região.
O evento é organizado pela empreendedora cultural Andrea Lacet, e acontecerá em Coxim de 25 a 29 de março na sede da Associação Espaço das Artes, grupo de mulheres artesãs em argila da localidade.
Fonte: Da assessoria