
Foto: Reprodução
Um caminhão carregado com cerca de 39 toneladas de fertilizantes foi retirado do Rio Paraná na tarde desta terça-feira (13), após uma complexa operação realizada por equipes de mergulhadores especializados. O veículo era conduzido por um motorista de Coxim, cidade localizada no norte de Mato Grosso do Sul, no momento do acidente.
O caso aconteceu na segunda-feira (12), no distrito de Porto São José, município de São Pedro do Paraná (PR), na divisa com o Mato Grosso do Sul. Segundo informações apuradas pelo Correio do Estado, o caminhão perdeu os freios durante uma descida e acabou avançando desgovernado até as margens do rio, onde afundou.
Apesar da gravidade do acidente, o motorista — natural de Coxim — conseguiu escapar com vida, saindo pela janela da cabine e nadando até a superfície. O local do afundamento tem profundidade estimada entre cinco e oito metros.
Na tentativa inicial de resgate, os mergulhadores não conseguiram içar o caminhão devido ao peso excessivo da carga. A operação só teve sucesso após a retirada manual dos sacos de fertilizantes, que precisaram ser removidos um a um para reduzir o peso do veículo.
Após o esvaziamento, o caminhão pôde ser retirado do fundo do rio com auxílio de equipamentos especializados. A operação contou com condições adversas, como correnteza e baixa visibilidade, exigindo precisão e experiência das equipes envolvidas.
O trecho do rio onde ocorreu o acidente fica em uma região estratégica para a logística entre Mato Grosso do Sul e Paraná. Atualmente, os dois estados são conectados por duas pontes principais sobre o Rio Paraná: a BR-163, entre Mundo Novo e Guaíra, e uma sequência de cinco pontes entre Naviraí e Icaraíma.
A área próxima ao local do acidente é cogitada para uma terceira ligação rodoviária entre os estados, o que poderia beneficiar o escoamento da produção agrícola do MS até o porto de Paranaguá, no litoral paranaense. Hoje, essa rota precisa ser desviada por São Paulo, enfrentando restrições de tráfego na barragem da Usina Sérgio Mota.
Felizmente, ninguém se feriu no acidente, mas as autoridades avaliam possíveis impactos ambientais causados pela carga de fertilizantes que chegou a cair no rio. O caso segue sendo acompanhado por órgãos ambientais e de transporte.

Mergulhadores tentam retirar primeiro a carga e depois o caminhão – FOTO: WhatsApp / Correio do Estado
Fonte: Maikon Leal