
Foto: Reprodução
A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi retirada do ar na madrugada deste sábado (20) após sofrer uma invasão cibernética que resultou no disparo indevido de uma mensagem para diversas regiões do país.
Segundo nota oficial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o sistema foi desativado por volta da 1h30 depois que um alerta do tipo “Extremo” foi enviado de forma remota por uma pessoa sem qualquer vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A mensagem continha a palavra “misantropia”, termo que significa ódio à humanidade, o que reforça a suspeita de que o episódio tenha sido provocado por um ataque hacker.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que a Polícia Federal será acionada para investigar a invasão e identificar os responsáveis pelo ataque.
Enquanto isso, a plataforma permanecerá fora do ar até que todas as medidas de segurança sejam implementadas. De acordo com o governo federal, o sistema será restabelecido somente quando houver garantia de que novas invasões não possam ocorrer.
Em nota, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil afirmou que está adotando todas as providências necessárias para restabelecer o serviço com segurança e preservar a confiabilidade do sistema de alertas utilizado para comunicar a população em situações reais de risco.