Referência em educação no município de Coxim e na região Norte por dar uma base educacional sólida, a FEC (Fundação Educacional de Coxim) sempre visou preparar e projetar seus alunos para as melhores universidades do Estado e também fora dele.
Agora, foi à vez do aluno do cursinho pré-vestibular FEC, Bruno Souza do Nascimento, de 25 anos, que sempre sonhou em engajar em uma faculdade de medicina.
Em entrevista ao Coxim Agora, na tarde desta quarta-feira (17), o estudante contou um pouco da sua trajetória como aluno e também sobre o seu sonho em ingressar no curso de medicina, numa universidade federal, mesmo sabendo de todos os sacrifícios do processo seletivo.
Bruno nos contou que sempre foi um aluno mediano e a sua imaturidade não permitia enxergar as dificuldades dos processos seletivos e vestibulares de ingresso na universidade. Logo que se formou, aos 17 anos, ingressou no curso de enfermagem na UFMS, campus de Coxim e concluí a graduação. Porém, desde a enfermagem, já tinha o desejo de fazer medicina, mas inúmeras razões não permitiam realizar o curso. Foi aí então ele decidiu sentar com sua família, explicar o sonho com detalhes e pedir que o apoiassem nessa nova jornada que é conhecida por ser árdua.
Ainda conforme Nascimento, nesse período, ele soube de um simulado aberto, realizado pela FEC, e acabou se inscrevendo.
Quando foi buscar seus resultados, conheceu a coordenadora de ensino da escola Sara Macruz Sampaio, que lhe perguntou sobre seus propósitos, o que ele desejava, apresentando o curso pré-vestibular da escola.
Isso em 2018, e em 2019 iniciou seu estudo na FEC. “A partir daí foi um novo mundo, pois eu me formei em escola pública no fim de 2012 e muito do conteúdo de ensino básico já não estava mais tão forte na minha mente. Contudo, como eu tinha um propósito muito nobre, arregacei as mangas e usei todos os recursos que me ofereceram para me preparar para o ENEM e provas de Vestibular. E assim foram os últimos dois anos até minha aprovação em medicina pelo ENEM na Medicina da UFGD”, destacou Bruno.
Quando perguntamos sobre como havia sido o caminho percorrido até chegar ao tão sonhado curso, o estudante explicou que sua trajetória de estudos foi muito semelhante a dos vestibulandos de medicina. “Eu me apoiei principalmente nas aulas dos professores da FEC e nas ferramentas do sistema de ensino COC, apostilas e plataforma online. Os professores, em especial, foram extremamente essenciais para meu crescimento (parece clichê falar isso, mas não tem como não mencionar). Eu fui com sede de entender tudo sobre tudo, para me preparar com excelência para as provas, então eu perguntava muito, tirava dúvidas em aula e em casa, fazia muito exercício e redações. Esse comportamento foi imprescindível para a aprovação, creio eu, pois os professores estavam sempre ali me ajudando e sanando as dúvidas e não tinha tempo ruim para eles; a qualquer erro de questão ou dificuldade, eles estavam ali ajudando, finalizou o estudante.
Bruno foi convocado para a matrícula no dia 07 de maio deste ano e num primeiro momento as aulas serão on-line, mas a partir de setembro, o estudante deve se mudar para Dourados. Inclusive ele está realizando uma rifa para ajudar nos custos de sua viagem e instalação na nova cidade.
Quem tiver interesse em ajudar, pode adquirir a rifa entrando em contato diretamente com o acadêmico através do telefone (67) 99667-0199. Os compradores poderão ganhar dois carneiros e vários outros brindes, no sorteio será realizado no dia 06 de agosto.